Ao expirar, o Chi (energia) desce pela face anterior até a terra de novo, energia ying. Também emitimos Chi quando notamos como se saísse ar pelas mãos.
Outra opção é manter a concentração em Tan Tien, debaixo do umbigo, onde respiramos e visualizamos uma esfera ou globo que respira. Devemos manter a mente centrada neste ponto.
Além disso, a mente está presente, sentindo a sola do pé (nove pontos), o eixo e o equilíbrio sacro-pélvico (vazia), regiões anatômicas específicas, a sensação das pontas dos dedos tocando om ar e observando as pulsações do coração.
Desta maneira, percebemos o fio de luz que nos puxa do alto da cabeça, elevando-nos para cima, assim como o peso e a gravidade que nos fixa profundamente ao chão, enraizando-nos.
Também se inicia a meditação da órbita micrócosmica, desde o Tan Tien ao períneo (Hui Yin), ponta cóccix (Wei Lu), pelo cal Yang das costas ou vaso governante (Du Mai), até a cabeça, o rosto (Yin Tang), o terceiro olho e o maxilar superior.
Conectamo-nos com o canal anterior, colocando a ponta da língua nos alvéolos, por trás dos incisivos.. Quando exalamos, abaixando os braços, o ar desce pela garganta e pelo peito até o umbigo, pélvis e Hui Yin, onde retorna a subida na respiração e movimento sanguíneo. Esta órbita se mantém durante toda a forma até realizarmos o fechamento e recolhermos a energia em Tan Tien, para outra vez em Wu Yi (vazio).
Dica:
A respiração parece um pouco difícil, quando estamos aprendemos os passos, podemos deixar que surja naturalmente para nos concentrarmos na técnica dos mofentos. Aos poucos, uniremos respiração e movimento, bem como a meditação.
Temos que encontrar um momento para nós, no qual possamos parar o tempo e simplesmente sentir o que passa pelo nosso corpo, observar como o ar entra e sai, como é a nossa postura corporal, a leve sensação da energia fluindo por todos os lados.
Fonte: Meu livro Tai Chi Para Todos
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segue o caminho perfeito".
Lao Tsé
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