Uma vez que mecanizamos o movimento externo, quando a realização da forma for memorizada fisicamente, iniciamos a parte interna.
Por outro lado, unificamos a respiração com o movimento, o que se aprende conjuntamente com exercícios de Chi-Kung. Aplicamos a intenção ao movimento; os chineses denominam "Yi" a mente com a intenção. É uma mente que está dirigida e fortalecida e é conhecida como mente inteligente ou racional.
Por outro lado, lemos a mente emocional "Hsin", que se refere ao coração, ao desejo e a alma que colocamos ao realizar algo. Estas mentes devem trabalhar juntas e em harmonia; se uma das duas se impõe e prevalece, é gerado um desiquilíbrio. Isto é conhecido hoje em dia como inteligência emocional.
Utilizamos o Yi para reconhecer o corpo e a nós mesmos; ao Hsin podemos sentir e colocar o coração e a alma em tudo o que fazemos. A mente racional (Yi) controla o excesso emocional do Hsin e vice-versa. Quando ambas as mentes se equilibram, podemos sentir e controlar o Chi. Assim, levamos a intenção como meio, a energia Chi para unir e tanto os aspectos internos quanto os externos. .
Unir as três coordenações internas com as externas
É o passo seguinte para que o corpo, mente e energia estejam em harmonia. Durante a pratica de Tai Chi, uma parte da mente está coordenada à parte externa e a outra o movimento interno. Por sua vez, uma outra parte está em concentrações do Chi, como a órbita microscópica e o grande movimento celeste.
Esta parte interna de meditação se aprende separadamente em exercícios estáticos de Chi-Kung sentado e em pé, depois em movimentos dinâmicos simples para progressivamente introduzi zá-las à prática do Tai Chi. de fato, quando tudo se unifica, entramos em uma meditação em movimento, na qual o corpo se dilui em energia e a mente flui como um rio de paz. É uma dança em que nos sentimos em comunhão com nós mesmos e com a natureza, nosso microcosmos, Somos parte indissolúvel do universo; isto é a teoria do Tao colocada em prática, com o nosso próprio corpo, mente e energia, nos transformando no que os taoistas denominam como "Shen" (espíritos mortais).
Corpo, mente e espirito
O sopro vital chega a todas as partes do nosso ser. Mantendo a concentração em controlar energia, com o movimento externo juntamos as coordenações externas com as internas. Evitamos a separação da mente com o corpo e a energia, tudo está unido no momento presente. A mente emocional não está separada da mente racional. Isso é o Tai Chi, meditação em movimento do instante presente. Não há passado nem futuro, só o agora. Toda a sua energia está presente, viva e em harmonia. A energia espiritual (Chi Shen) se eleva e evolui.
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"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé
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