terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fotos Dia do Mestre

Grupo Taichirajá I em confraternização ao Dia do Mestre. Foi uma manhã super legal, feliz e descontraída. Nosso grupo completou no dia 10 de outubro 9 anos, ele é um grupo muito especial onde participam pessoas de várias idades.













 Grupo Taichirajá I apresentando a Tai Chi Forma 24



























Mesagem lida no nosso café da manhã


Quantas vezes pessoas tentam insultar outras, provocar com palavras agressivas. Pois bem, no dia de hoje trago uma parábola para refletirmos que a nossa paz interior depende apenas de nós.

Reflitam!
Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen (meditação) aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência   privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.

O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio.

Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: "Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?"

"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?" - perguntou o Samurai. "A quem tentou entregá-lo" - respondeu um dos discípulos. "O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos" - disse o mestre. "Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir..."


Queridos amigos!! Muitas  pessoas tem o dom de falar de outras sem ao menos conhecê-las, fazem pelo simples fato de querer irritá-las ou fazer fofoca ou pelo simples fator de querer aparecer. Pois bem amigos, muitas vezes todas essas ofensas condizem a rancores, mágoas, recalques, que a própria pessoa tem consigo mesma. Lembre-se como diz na mensagem só nos irritamos se nos deixamos irritar. Esse tipo de situação não leva a nada, use o seu lado Zen, só aceite o presente se ele for para você mesmo, caso o contrário mantenha sua paz interior.

Feliz Dia do Mestre!!!
Janoí  Mammede
O professor só pode ensinar quando está disposto a aprende
TAICHIRAJÁ I

Um comentário:

  1. Remarkable! Its truly amazing post, I have got much clear idea concerning from this article.


    Feel free to visit my web site Como Perder Peso
    Also see my website: Comprar casa em Angola

    ResponderExcluir

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!