sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prática Tai Chi Chih é benéfica para corpo e mente

Ao fazer os movimentos esqueça os problemas,
estresse do cotidano e concentre-se na arte marcial.


Do Metro São Paulo

cidades@eband.com.br


Os amantes das artes marciais que procuram uma nova forma de encontrar equilíbrio e serenidade devem praticar o Tai Chi Chih – versão ocidentalizada do Tai Chi Chuan

Criado na década de 70 pelo mestre em artes marciais Justino Stone, o Tai Chi Chih é caracterizado por movimentos fáceis e calmos e benéficos para o corpo e a mente. Hoje, a arte ganhou espaço nas academias internacionais e é fonte de pesquisa em universidades americanas para minimizar a depressão em idoso

Ao praticar o Tai Chi Chih é possível ativar a circulação e equilibrar o “chi” – força e energia vital do corpo. “Como  ‘chi’ da maioria das pessoas está desequilibrado, cansaço e estresse são frequentes”, diz Kim Grant, especialista na arte marcial.


São necessários cerca de dois meses para aprender os 19 movimentos do Tai Chi Chih. A base da modalidade é o deslocamento do peso do corpo. Assim, a maioria dos movimentos são feitos nove vezes do lado esquerdo e, em seguida, do lado direito para obter o equilíbrio correto.

“Os 19 movimentos são executados um após o outro por 40 minutos, com uma pose de descanso entre cada um. A pausa é essencial para retomar a energia. Esta versão do Tai Chi Chuan é aparentemente simples, mas poderosa nos movimentos”, explica Grant.


Ao fazer os movimentos esqueça os problemas, estresse do cotidano e concentre-se na arte marcial. O segredo é prestar atenção em cada etapa dos exercícios para alcançar equilíbrio e benefícios físicos, psíquicos e mentais.

Estudo


Na procura da cura da depressão, a professora de Psiquiatria da Universidade da Califórnia, Helen Lavretsky, descobriu que aulas semanais de Tai Chi Chih melhoram quadros de depressão, ansiedade e alterações de humor.


“Idosos e pacientes que não respondem bem aos medicamentos antidepressivos podem procurar a arte marcial como ajuda”, diz a especialista. Esse exercício diminui o estresse e acalma o corpo e a mente.

Fonte: eband Jornalismo






by Taichirajá I


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!