domingo, 15 de maio de 2011

YAKISOBA

   



Yakisoba, é um prato de origem chinesa, muito popular na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão sobá frito.

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Comumente, o yakisoba japonês é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods a feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).

No Brasil
É um dos pratos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.

Em São Paulo também é muito popular, sendo que o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro "japonês", o yakisoba é vendido em locais públicos, posto em barraquinhas rodantes.

Em São Paulo, bem como em algumas partes do Brasil, é servido também em lojas de fast-food e casas de comida oriental delivery.

Também no Brasil, o macarrão mais usado para o preparo de yakisoba doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero.
Fonte:  http://japanseworld.forumeiros.com/t1658-yakisoba

Receita
Ingredientes 
500g de macarrão instântaneo
½ kg de filé de frango cortado em tiras finas
4 cogumelos siitake  fatiados
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 cebola picada média cortada em rodelas
1 cenoura cortada em tiras finas
1 pimentão cortado em  finas em tiras finas
1/2 repolho picado
4 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 pires (chá ) cheio de floretes  couve flor
1 pires (chá ) cheio floretes de brócolis
1 pimentão pequeno picado em tiras finas (se desejar) 
2 embalagens de molho pronto para yakisoba                                                                

Preparo:
Cozinhe os legumes no vapor  ou  em água temperada com uma pitadinha de sal. Os legumes não devem ficar muito cozidos. Aqueça 2 colheres de óleo e refogue o filé de frango cortado. Tempere com com o shoyu e deixe cozinhar em fogo baixo. Reserve. Numa frigideira grande (que comporte todos os ingredientes), aqueça o restante do óleo e refogue a cebola e o gengibre. Acresente os demais vegetais e refoque por uns 3 aminutos. Junte o frango, o molho de yakisoba e o macarrão. Sacuda a frigideira para misturar bem. Sirva quente.

Obs.:O macarrão deve ser o último ingrediente a ser  cozido. Seu cozimento é rápido, leva apenas 4 minutos e deve ser cozido em bastante água fervente.

Molho caseiro para yakissoba
1 cebola grande ralada.
500 ml de água fria

1 colher  (sopa) de amido de milho

1 pedaço (do tamanho do polegar) de gengibre para ralar

1 vidro de shoyo

1 colher ( sopa )de manteiga de amendoim


 Preparo:
Coloque uma colher de manteiga de amendoim para esquentar com a manteiga quente, junte a cebola ralada e o gengibre ralado e deixe refogar. Após refogado junte o molho shoyo e deixe mais um tempo. Junte a água já com o amido diluído mexa sempre para não empelotar. Espere engrossar e deligue o fogo. 
Rendimento para 500 g de macarrão

Fonte da receita do molho:
Site Tudo de Gostoso






by Taichirajá I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!