quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tai chi chuan é suave e fácil de ser aprendido


Estudos recentes realizados por médicos americanos indicam o Tai Chi Chuan como o exercício mais suave e o mais fácil de ser aprendido de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais.

Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental tem sido comprovado por meio de benefícios como controle da pressão sangüínea, irrigamento das juntas, estímulo da circulação, construção de músculos e aumento da resistência do sistema imunológico, sem stress ou tensão.

Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se reunem nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan com o objetivo de melhorar sua forma física e mental.

Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que, mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e o condicionamento,  além de aliviar os estados depressivos.

Aqueles que praticam o Tai Chi Chuan consistentemente têm uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, as juntas são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam; eles permanecem alertas, conscientes, com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

Tai Chi é freqüentemente prescrito como um tratamento à um sem número de doenças e condições dolorosas como artrite (por promover alongamentos), câncer (por melhorar a capacidade aeróbia e estimular o sistema imunológico), problemas cardiovasculares, dentre outras.



Os movimentos simples, suaves e fáceis de serem aprendidos não exigem habilidades especiais e podem ser executados em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo.

Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor. 

Saiba mais

O Tai Chi se baseou na natureza – da observação de animais, por exemplo – mas sua efetiva fonte de energia encontra-se totalmente em nosso interior. Apesar de suas raízes estarem na antiga China, o Tai Chi Chuan é muito indicado para os ocidentais. Ele pode dar aos que vivem no ritmo veloz das cidades urbanas, um fator de compensação em suas vidas.

O Tai Chi Chuan é composto de movimentos circulares, concomitantes com respiratórios, que vão relaxando o corpo à medida que são efetuados, sem utilização de força física. 

Maria Angela Socci é Diretora da Associação Yang Chenfu de Tai Chi Chuan, onde atua também como professora do estilo Yang de Tai Chi Chuan.

Fonte: Jornal Online Correio de Urbelândia


by Taichirajá I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!