龍年 Ano do Dragão de Água
A entrada do Ano Novo é o evento mais importante do calendário chinês. Aqui no Brasil começou hoje as 14:00 horas devido ao fuso horário e o horário de verão.
|
Diversas nações orientais seguem o tradicional calendário chinês. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, e, em sinal de agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa. Os doze animais do horóscopo chinês são o rato, o búfalo/boi, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco – de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda. O ano de 2012 é atribuído ao Dragão de Água, cor preta e polaridade yang. na China ele começa no dia 23 de janeiro na China, mas aqui no Brasil devido ao fuso horário e o horário de verão o ano novo chinês começa hoje dia 22 janeiro as 14:00horas. Dentre todos os signos chineses, o Dragão é o mais forte e poderoso. Este signo simboliza a figura do imperador e esta associado à riqueza, felicidade e boa sorte. Um bom ano para os que possuem metas definidas, conhecimento, força de vontade e muito bom-senso.
A festa de Ano-Novo Chinês é cheia de tradições e rituais. Todos têm um significado, assim como o dragão, que regerá o ano que se inicia e simboliza a superação de desafios e conquistas.
Dragão: animal que simboliza o ano de 2012 no calendário chinês
A festa de Ano-Novo Chinês é cheia de tradições e rituais — muitos deles, inclusive, farão parte do evento que acontece neste final de semana no bairro da Liberdade.
Todos têm um significado, assim como o dragão, que regerá o ano que se inicia e simboliza a superação de desafios e conquistas.
Conheça os costumes chineses que serão vistos neste sábado (21) e domingo (22) e entenda seus significados:
Dança do Dragão — é uma das atrações mais aguardadas. Segundo as crenças chinesas, a coreografia, realizada com a ajuda de aproximadamente 20 pessoas, ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação.
Grande banquete — tradicionalmente, é organizada uma grande refeição na festa de Ano-Novo, com variedade de comida e muitos frutos do mar. O preferido dos chineses é o peixe, pois, em mandarim, sua pronúncia se assemelha à da palavra "fortuna". Na festa da Liberdade, alguns restaurantes da região vão organizar o grande banquete.
Entrega do hong bao — na noite da virada, o costume é o homem mais velho da família entregar envelopes vermelhos ("hong bao") aos outros parentes. Dentro deles há dinheiro, mas as pessoas só podem abrir o envelope decorado depois da virada. O ato de entregar o hong bao representa generosidade e o desejo de boa sorte. Mas cuidado, você pode atrair azar e espantar o dinheiro se expor o envelope vazio. Hoje, a tradição também é comum entre amigos.
Conheça um pouco sobre a Tradição do laissi, como é conhecido na língua portuguesa como base no seu nome cantonês ou hong bao ( literalmente, "envelope vermelho").
Das várias lendas relacionadas com os laissis, a mais comum é a do monstro Nian (年, que significa “ano” em português). Conta a lenda que Nian atacava uma certa aldeia na primeira lua do calendário lunar. Quando descobriram que Nian tinha medo da cor vermelha, dos sons fortes e do fogo, os aldeões, cansados da destruição, viram uma oportunidade de se defenderem. Assim, nos anos que se seguiram os habitantes colocavam papéis vermelhos nas portas e faziam soar os tambores bem alto. Moedas atadas a cordéis vermelhos eram entregues às crianças para espantar os maus espíritos e protegerem-nas do assustador Nian.
Dizem os especialistas que a entrega de dinheiro durante esta época festiva remonta à dinastia Ming (meados do século XIV). Nessa altura, moedas atadas a um fio eram entregues às crianças. Mas foi apenas no princípio do século XIX, durante a dinastia Qing, que o costume do envelope vermelho se tornou popular. O processo evoluiu e, hoje em dia, pode encontrar-se envelopes de todas as cores, feitios e decorados com, além dos motivos mais tradicionais, bonecos da Disney ou dos desenhos animados japoneses. Não é invulgar encontrar-se, na superfície exterior dos laissis, um Mickey vestido com a cabaia chinesa ou uma Hello Kitty desejando o ,”Kung Hei Fat Choi!”” (saudação de Feliz Ano Novo).
O que fazer e não fazer com o laissi
1- Na região do Sul da China espera-se que as pessoas mais velhas de um determinado grupo, sejam ou não casadas, distribuam os laissis aos mais novos. Os casais entregam um só envelope em nome dos dois.
2 - Os laissis de casamento usam motivos muito diferentes dos outros e, portanto, só devem ser usados neste evento em especial. É considerada falta de educação oferecer envelopes com fénix, dragões e caracteres de dupla felicidade durante as celebrações do Ano Novo.
3- Quando for convidado para um casamento chinês deve levar um laissi de pelo menos 500 patacas. Caso não possa estar presente na celebração, deve responder ao convite com um laissi de 300 patacas.Mesmo que seja muito próximo do casal, não convém oferecer valores acima das 3000 patacas.
4- Nunca se deve oferecer dinheiro em valores ímpares. É considerado de mau tom e pouco auspicioso. Deve-se ter também cuidado para evitar somas com o número quatro.
5- A entrega do dinheiro faz-se na véspera do Ano Novo Lunar, entre as 21h e as 22h (o que corresponderia às 23h na noção de tempo ocidental), entre os membros da família. Entre os amigos e empregados, é hábito a distribuição ocorrer durante os 15 dias que se seguem.
6- Nunca se devem expor os laissi vazios. Atrai a má sorte e faz fugir o dinheiro, razão pela qual nas lojas ou nos hotéis em que os envelopes estão em exibição, devem conter pelo menos uma moeda de dez avos.
Fonte desta matéria: Revista Macau Online
春節快樂 !
Feliz Ano Novo Chinês!
Taichirajá I
新年快樂,恭賀新禧~事事如意~
ResponderExcluir