segunda-feira, 7 de maio de 2012

Yim Ving Tsun

A honorável fundadora do Sistema Ving Tsun, Mestra Yim Ving Tsun, viveu no século XVIII, período onde a China vivia um delicado momento social. Para as mulheres desta época, imperava preconceitos, distanciando os gêneros.



No entanto, Yim Ving Tsun foi o maior exemplo da sabedoria chinesa. Numa época em que a mulher não tinha voz ativa na sociedade, ela soube introduzir, no "masculinizado" círculo marcial, seus conhecimentos, advindo ainda de outra mulher - a monja shaolin Ng Mui, sua mentora.

O círculo marcial chinês no século XVIII: predomínio de homens.



O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.

Sendo um dos sistemas de luta mais populares em todo o mundo atualmente, a arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.


Descrição

Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monja shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.

Neste Sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...

Mais antigo que o Karatê e o Tae Kwon Do (só para citar duas excelentes e muito diferentes artes marciais), suas origens vêm do mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes marciais, Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo. Partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e segundo a lenda, pela leitura da luta entre uma serpente e uma garça, ela criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, como também tirava proveito delas. Tornou-se sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Opera Chinesa).

Há aproximadamente 250 - 300 anos atrás, o povo chinês Han vivia sob mercê do povo Manchu, guerreiros da nobreza da China. Os Hans eram proibidos de praticar artes marciais, mesmo sendo a etnia da grande maioria da população chinesa até hoje. Contudo, no templo de Siu Lan, era possível praticar o Kung Fu, sem restrições, pois as artes marciais tinham papel importante para o maior entendimento na busca da iluminação.


Existem várias versões para a história do sistema envolvendo o templo de Shao-Lin (Siu-Lan), a monja Ng Mui, e a jovem Yim Wing Chun, de acordo com a linhagem a que pertencem. A partir de "Leung Bok Toa" (marido de Yim Wing Chun) a história basicamente segue igual, com exceção de algumas recentes versões que descartam totalmente a existência de Yim Wing Chun como uma pessoa, e dão um salto na história até a era dos juncos vermelhos. Aqui são apresentadas algumas destas histórias de acordo com suas linhagens:
Do Templo à Yim Wing Chun na Linhagem Leung Ting

É dito que o Monastério Shaolin (Siu Lam, no dialeto cantonês) dispunha de 36 câmaras ou templos, sendo a Vein Tsun Tong, a câmara liderada pela Monja budista N´g Mui perita no sistema "Weng Chun Bak Hok Pai" conhecido por estilo Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian.

Devido a problemas políticos e por suspeitas de conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing ateou fogo no Templo Shaolin e declarou a Monja N'g Mui, junto com outros mestres de Shaolin fora da lei, fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por diferentes partes do sul da China.

N'g Mui se dirigiu ao distrito que fica na fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no "Bak Hok Koon"¨ ou Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região deparou-se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a reformular o que ela já sabia, criando um novo sistema.

Lá a monja aceitou somente uns poucos alunos, entre eles, Yim Wing Chun (Yim Ving Tsun), uma linda garota, filha de um comerciante local, muito assediada por alguns locais e por um rufião, que era temido por todos, por ser um bom lutador. A monja teria ensinado sua técnica e conhecimentos à garota, mediante exaustivos treinos.

Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica, e este o aperfeiçoa.

Fonte: http://angmkfs.webnode.com.br




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!