segunda-feira, 8 de abril de 2013

TAI CHI CHUAN PARA CRIANÇAS "Os pequenos também podem tirar proveito dessa atividade milenar"

Quando praticado por crianças, o Tai Chi Chuan ajuda os pequenos - de uma maneira lúdica e saudável - a reconhecer o próprio corpo e entender suas possibilidades de movimentação. Além disso, reforça a ligação dos pequenos com a natureza, seus ciclos e suas energias. A atividade pode ser praticada por baixinhos a partir de cinco anos de idade. O lado marcial do Tai Chi Chuan permite a interação entre as crianças. Ou seja, os jogos corporais realizados durante a atividade funcionam como uma forma de orientar e até brincar com a agressividade natural das diversas faixas etárias. Isso dá vazão à energia que os pequenos costumam ter de sobra.

ATIVIDADE É DIVERTIDA E APROXIMA AS CRIANÇAS DA NATUREZA
O tai Chi Chuan possui nomes poéticos para os movimentos feitos e as posturas preparatórias, como "abraçando a árvore", "acariciando a cauda do pássaro", "galo dourado numa perna só", "afastando o macaco para trás", "procurando a agulha no fundo do mar", "serpente branca mostra a língua", entre outros. Isso pode virar uma grande brincadeira para as crianças, além de fazer com que elas memorizem com mais facilidade as imagens relacionadas aos nomes, na hora de praticar os movimentos.
No aspecto pedagógico, a atividade permite a inserção dos conceitos de Yin e Yang (princípios universais), além do relacionamento entre os elementos da natureza (Água, Fogo, Terra, Ar, Metal e Madeira) e fenômenos como vento, chuva, árvores e montanhas. É uma forma divertida de oferecer à criança o sentido de que ela faz parte da natureza, e incentivar a preservação e o cuidado com o meio ambiente.
Além de tudo isso, o Tai Chi Chuan oferece ao praticante mirim elementos para o entendimento e a vivência da ética e de virtudes como generosidade, paciência, calma interior e perseverança - ensinamentos que a filosofia que dá origem ao Tai Chi Chuan professa. Como arte, essa atividade incentiva a autossuperação e o aperfeiçoamento constante. O método pode ser praticado durante a vida toda e esse futuro adulto continuará aplicando todos os seus princípios da atividade em sua vida.

TAI CHI CHUAN NAS ESCOLAS

É importante compreender que o Tai Chi Chuan pode ser integrado a qualquer atividade disciplinar dentro de escolas e centros desportivos. Na China, a atividade faz parte da cultura do país, e pessoas de todas as idades praticam essa arte milenar diariamente, em todos os lugares. Aqui no Brasil, estamos caminhando devagar para o entendimento de que há necessidade de integrar atividades dentro dos processos educativos, buscando alternativas que os enriqueçam.
É lógico que o método a ser desenvolvido nas escolas deve contemplar necessidades distintas de cada faixa etária e estar adaptado ao contexto sociocultural onde vive a criança. Mas todas as atividades desenvolvidas nesse sentido devem ter como objetivo fundamental o exercício da autoconsciência, da consciência corporal e do respeito a si mesmo e ao outro, além do sentido ético que deve permear a vida do ser humano. E todos esses valores fazem parte da arte do Tai Chi Chuan e de seus processos de ensino. Que tal incentivar sua criança a experimentar essa atividade?

   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!