quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia do Desafio será nesta quarta-feira



Você já fez exercícios hoje? Não? Então, mexa-se, pois hoje é o Dia do Desafio.Pratique conosco temos certeza que você vai gostar e não vai mais parar

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar. Em 2013, o Dia do Desafio acontece no dia 29 de maio, quarta-feira, com início à 0h e término às 21h. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o evento oferece a oportunidade de as pessoas pararem tudo o que estão fazendo para se movimentar.

Uma competição saudável entre cidades, onde a qualidade de vida e o bem-estar social são o maior prêmio. Realizado mundialmente, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. 

O Dia do Desafio pretende combater o sedentarismo, conscientizar a população sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde e estimular a realização de ações sociais. Cidades do mesmo porte competem entre si buscando mobilizar o maior percentual de adesão entre os habitantes.



A história do Dia do Desafio 
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão. Era um convite ao exercício do corpo e ao associativismo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o Dia do Desafio.
A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2012, o evento completou 18 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas de todo o Continente Americano.
Em 1995, o Sesc São Paulo realizou o evento no Brasil pela primeira vez. No mesmo ano, o então Ministro Extraordinário do Esporte, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) participou do lançamento, afirmando "incentivar todos os brasileiros a praticar esportes".
Em 2012, no Continente Americano, os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!