sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sejam Bem Vindos Queridos Amigos!



Nossa como é bom receber novos amigos, não é mesmo? Acabam de chegar em nosso grupo alguns novos alunos, uns novos no tai chi, outros nem tanto. Como é caso do nosso aluno Cleber e de nossa amiga Minervina.

Tai chi faz bem ao coração

A arte marcial chinesa promove a elasticidade das artérias



Essa sorridente senhorinha vai completar 88 anos e pratica tai chi conosco há exatamente 11 anos. Ela tem muita energia e  tem muita vitalidade. Ela é a nossa referência. Possui várias medalhas conquistadas em campeonatos.

A prática do Tai chi chuan sempre esteve muito associada à busca pela serenidade, pelo equilíbrio psíquico. Mas um estudo divulgado recentemente pela Universidade de Hong Kong, na China, aponta que essa arte marcial milenar faz muito bem à saúde do coração.

A atividade que combina movimentos lentos, contínuos e coordenados teria resultados diretos na complacência arterial, que é a capacidade de as artérias se dilatarem e voltarem ao normal de acordo com as mudanças da pressão sanguínea.

Segundo a pesquisa, que foi realizada com um grupo de idosos, pessoas que realizam a atividade três vezes por semana obtêm benefícios não só em relação à elasticidade das artérias, mas também à força muscular na região dos joelhos.

"Alguns exercícios respiratórios desse tipo de atividade melhoram a irrigação do coração, aumentando a quantidade de oxigênio que circula nas artérias. De um modo geral, pode-se dizer que o Tai chi melhora a função cardíaca, controla a pressão arterial", observa a cardiologista Sandra Mathias.

Vantagens


Praticante e professora de Tai chi chuan há pelo menos 20 anos, Margareth Aoni Costa enumera as vantagens da atividade para a saúde. "Ela trabalha corpo e mente, de forma harmônica. Além de relaxar, ajuda a pessoa a ter mais consciência corporal", diz.


E, de acordo com ela, não há contraindicações. "Tanto crianças quanto idosos podem praticar", avisa.

A bancária aposentada Hédila Bastos, de 57 anos, faz Tai chi chuan há sete. "Sempre fui muito agitada, mesmo depois que me aposentei. O Tai Chi me trouxe calma, serenidade. Tenho um problema na coluna e não sarei. Mas essa atividade me ajuda a conviver melhor com a dor", conta Hédila.


Fonte: Gazeta Online

Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.
Miguel Unamuno


   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!