terça-feira, 26 de novembro de 2013

A Meditação Integrada ao Movimento


A meditação básica em Tai Chi  é a órbita microscóspica (pequena circulação), com suas variações e diferentes técnicas repiratórias: completa, abdominal, invertida, etc.
Para começar, a técnica básica é respirar, subir a energia a partir do perineo ao Wei Lu (ponta do cóccix), para subir a esfera do Chi pelo canal do Du mai até  a cabeça, passando pelo rosto e através da ponta da língua, que toca o céu da boca detrás dos dentes incisivos; finalmente se solta o ar, e a energia desce pelo canal Ren mal (vasode concepção) percorrendo por toda parte anterior até chegar novamente ao Hui Yin (períneo).
A esta meditação, uniremos mais tarde a grande circulação ( órbita macróscopica) e outras mais avançadas. É um grande caminho onde encontramos vários tipos de dificuldades. Porém, bassicamente, se aprendermos a trabalhar uma forma (Tão Lu) aprimorado  as coodernações internas e externas, aplicando correntamente a respiração e mantendo a mente centrada, serena e meditativa, encontraremos um equilíbrio geral. Notaremos pouco a pouco com o nosso corpo se intalará a saúde, desaparecerá o estresse, o estado emocional e o mental entrão em harmonia, e a sensação de vitalidade e alegria apareceção cada vez com maior presença.
Não tenha pressa em aprender as sequências, nem em as sequências, nem encontrar sensações ou aplicar respirações avançadas ou meditações. Tudo tem seu "tempo" . Lembremos as premissas desta arte: " a paciência" e a "perseverança". Colocando um grão a cada dia, chegaremos a construir uma boa morda onde teremos um corpo saudável, uma mente equilibrada e nossa energia em harmonia com todo o resto,
Texto extraído do meu livro Tai Chi Para Todos pag 54

   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!