sábado, 22 de novembro de 2014

Passeio a Ilha Fiscal

Mais um passeio maravilhoso, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais de nossa história que é tão rica... Foi super legal também ter a oportunidade praticar um pouquinho do nosso Tai chi Chuan em lugar tão mágico e maravilhoso. Vamos as fotos que mostra como foi tudo bom esse passeio.













Momento descontração na bar do Centro Cultural da Marinha




Clique para ampliar

Clique na imagem para ampliar 


 Pedra talhada As pedras vieram do Morro do Pasmado em Botafogo, e o trabalho geral de cantaria é creditado à Antônio Teixeira Rodrigues, Conde de Santa Marinha, proprietário da pedreira Saudade da Urca. Na verdade, todo o trabalho foi feito por escravos artesãos. 
Sala de estar com móveis em estilo neogótico (réplica) e visão parcial do quadro "O Último Baile"

 Sala de estar com móveis em estilo neogótico (réplica) e visão parcial do quadro "O Último Baile"
Cópia da Tela “O Último Baile”, cujo original é de Aurélio Figueredo
                 

 Vitrais ingleses apresentando brasões ostentados pela família imperial

 O Torreão, Vitrais ingleses: ao centro retrato do Imperador D. Pedro II, circundado pela coroa imperial e pelos brasões d’armas

O Torreão, Vitrais ingleses: ao centro retrato da Princesa Isabel, circundado pela coroa imperial e pelos brasões d’armas
Piso central do Torreão em mosaico, com madeiras de árvores nobres do Brasil, algumas delas já extintas
Morro da Urca lá do fundo da 
























































A Ilha

Sua arquitetura foi inspirada no estilo gótico das construções francesas do século XIV, cuja principal característica é o formato de flecha.

Projetado pelo engenheiro Adolpho Del Vecchio, logo adquiriu fama pela novidade arquitetônica e pelo requinte de sua cantaria e vitrais.

Apesar da importância das fachadas, a simplicidade domina a área interna do castelo. As paredes foram pintadas numa só cor e os pisos revestidos com tábua corrida.

O prédio da Ilha Fiscal foi concluído em abril de 1889, sendo inaugurado com a presença do Imperador D. Pedro II.

Ilha Físcal

Transferida para a Marinha pelo Ministério da Fazenda, em 1914, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha.

Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o castelinho, que testemunhou tantos fatos históricos, é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.



No castelo, aberto à visitação, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial. Três exposições permanentes também são atração no Castelinho: A História da Ilha Fiscal, A Contribuição Social da Marinha e A Contribuição Científica da Marinha. 

O acesso à Ilha Fiscal normalmente é feito pela escuna Nogueira da Gama . Quando a escuna está em manutenção ou em caso de mau tempo , o acesso é feito por micro-ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!