domingo, 10 de maio de 2015

O que significa ser mãe?


Mensagem lida em nossa confraternização
08/05/2015

O que significa ser mãe?
Mais uma data comemorativa chega: segundo domingo de maio “Dia das Mães”. Atualmente as datas comemorativas giram em torno de comércio, troca de presentes, festas e comemoração. Para boa parte da sociedade brasileira é cultura festejar as datas comemorativas. Todavia o que problematizo neste contexto, não são as datas comemorativas propriamente ditas, mas, sim, o significado que atribuímos a elas, ou seja, o que cada uma delas representa para nós, principalmente quando se trata de comemorar o “Dia das Mães”. Em tempos de “Dia das Mães” recorri ao dicionário Aurélio on-line, com o intuito de pesquisar a definição da palavra “mãe”, e deparei-me com o seguinte significado: “s.f mulher que tem um ou vários filhos: mãe de família”. No entanto, acredito que esta definição não está totalmente completa. Em parte sim, pois para ser mãe é preciso ter um ou vários filhos, sendo eles biológicos ou não. Mas o que caracteriza uma mãe realmente? “Mãe”, uma palavra pequena, monossilábica, mas sua significação na vida de um filho vai muito além desta definição. Isto é, não basta gerar ou dar a luz a uma criança para ser considerada como mãe.

O que ressalto, aqui, provavelmente causará alguma polêmica. Digo isso, pois, muitos podem discordar do meu posicionamento, ao mesmo tempo em que acredito que outros concordarão com o mesmo. No entanto, quando me refiro ao significado de ser mãe, acredito que vai muito além de gerar, ou adotar uma criança.

Ser mãe é se fazer mãe cotidianamente, não somente em palavras, mas em atitudes, e isto inclui estar presente na vida dos filhos, exercendo sua função de mãe: amparando, cuidando, brigando quando necessário, brincando, amando, protegendo, ensinando e aprendendo nos desafios diários. Ser mãe é isso, não existe uma fórmula certa ou manual de instruções. E para se alcançar isso, não é preciso gerar um ser, não é necessário dar vida a uma criança. Acho que agora meu posicionamento ficou mais claro. Uma vez eu li em algum lugar que uma criança adotiva perguntou para mãe, como ela poderia ser sua filha, se ela não cresceu em sua barriga. E a mãe respondeu que não é preciso somente gerar uma criança para ser mãe, e que ela não cresceu na sua barriga, mas, sim, em seu coração. Isso quer dizer que sendo mãe biológica ou não, sendo tia, madrinha, irmã, madrasta, todas podemos ser mães. Basta amar, amparar e se fazer presente na vida de um ser. Agora que o Dia das Mães aproxima-se convido aos caros leitores que reflitam sobre esta data, sobre o significado de ser mãe, mesmo
Para aquelas que ainda não são.

Pois ser mãe, não se resume a uma simples data ou homenagem, ser mãe é uma pequena palavra com um grande e valioso significado.

Por: Michele Veleda dos Santos Haffele*
*Licenciada em Pedagogia ( FURG “Universidade Federal do Rio Grande”)...
Taichirajá  Deseja a todos os que criaram seus filhos, sobrinhos, irmãos, enfim, a todos  os tipos de Mãe inclusive os Pães...
Um Feliz Dia das Mães!!!



               
Maio/2015                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!