sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Aluna Selma coscientizando os alunos sobre este dia que é tão importante 







Países do mundo inteiro têm utilizado o dia 10 de setembro como dia de combate e prevenção ao suicídio. A importância da data se deve a estimativa da OMS – Organização Mundial da Saúde de que nos últimos 45 anos a taxa de suicídio cresceu 60% no mundo. A cada ano, 1 milhão de pessoas tiram a própria vida, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o mesmo que uma morte a cada 40 segundos, número que pode dobrar até 2020.

O jornalista André Trigueiro, pesquisador do assunto, em artigo ao Correio Fraterno, garantiu que o suicídio é prevenível em 90 por cento dos casos.

O suicídio é um ato complexo cuja causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Com essa lei, objetivamos alertar a sociedade, para identificar possíveis sintomas, tratar e promover o acompanhamento de pessoas que apresentem problemas psicológicos ou que já possuem algum tipo de comportamento suicida. Além de contribuir para a redução dos casos de suicídios no nosso município”, explica a vereadora Gilda Beatriz.
 “Apesar de não haver uma lei, o Ministério da Saúde publicou recentemente portaria que obriga os hospitais públicos e privados a informar os serviços municipais de saúde, em até 24 horas, sobre tentativas de suicídio atendidas”, acrescenta Gilda Beatriz.
No Congresso, o tema está em discussão há alguns anos. O Senado analisa projeto, já aprovado pela Câmara, que obriga a notificação em até 72 horas, pelos serviços públicos e privados de saúde, das tentativas de suicídio atendidas.


Se você ou alguém que você conhece está pensando em auto-mutilação, POR FAVOR, consiga ajuda para essa pessoa. Disque 141 – CVV ou acesse:http://www.cvv.org.br/images/stories/saibamais/falando_abertamente_sobre_suicidio.pdf



   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!