sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tai Chi Chuan Sentado "Chang Tsin Pah Fah"



Essa técnica absolutamente fabuloso de saúde e alongamento foi me transmitida em meados de 1991 pelo mestre Liu Pai Lin.

Pai Lin é um dos maiores mestres taoistas, e de Tai Chi Chuan do planeta. Ele nasceu na china aonde viveu até os 70 anos de idade quando mudou-se para o Brasil. Na sua infância praticou kung-fu até ser convocado a lutar na 2a guerra mundial aonde teve as pernas quebradas além de outros problemas que foram curados pela prática de Tai Chi Chuan sentado e em pé.

Quando perguntado o que era Tai Chi Chuan respondia:

“Acima da cabeça está o céu, abaixo dos pés está a terra. O Tai Chi Chuan é um treinamento de união do céu e da terra dentro do homem; é um treinamento de união do corpo e do espírito.
A vida depende da energia primordial. A energia primordial é o Deus criador do universo e que está dentro de nós. O Tai Chi Chuan cultiva a Deus na medida em que preserva a energia primordial em nosso corpo.
A vida é movimento. O Tai Chi Chuan é a prática que traz o verdadeiro descanso, porque seu movimento leva à serenidade. O Tai Chi Chuan é também uma forma de auto-massagem interna e externa, atuando em todos os sistemas orgânicos do corpo, promovendo a circulação do sangue e da energia.
O Tai Chi Chuan revitaliza o corpo e serena a mente, despertando a espiritualidade. O Tai Chi Chuan transforma a respiração, preserva a juventude e prolonga a vida.
O Tai Chi Chuan é uma prática que desperta o Amor, levando a humanidade a uma maior união e a verdadeira paz.”

O Chang Tsin Pah Fah atua em todas as energias e meridianos do corpo. Seus movimentos apesar de tão atuantes são simples em sua realização além de confortáveis, revigorantes e suaves.

São tantos os benefícios dessa prática que seria impossível aqui enumerá-los todos. Alguns são: rejuvenescimento, diminuição do peso com sua função estimulante no intestino e vias urinárias, estímulo do sistema imunológico, regulação da pressão arterial, energiza todo o corpo, dá elasticidade às artérias, atua na insônia, etc.

“As pessoas idosas ficam corcundas pela coluna que se encurta, e com dificuldade para andar. Isso é resultado do enfraquecimento da circulação sanguínea, da energia, do sistema nervoso e tendões. Para eliminar as doenças e voltar a ter saúde, só praticando o Chang Tsin Pah Mah.” 

Pai Lin
Os discípulos mais próximos do mestre Pai Lin contam que ele nunca reclamou de nada, sempre sorria e tinha uma saúde impecável inclusive nunca tendo precisado consultar um dentista e só usando óculos para ler após completar 80 anos.

Movimentos: 

1º - Alongar tendões e músculos das pernas
Sentado sobre os ossos do quadril com as pernas esticadas, estenda os pés, como um movimento de ballet. Perceba o fluxo de chi passando pela parte superior das pernas, do quadril aos pés.


2º - Alongar braços e peito
Mantendo a 1 posição, suba os braços à frente do corpo, fechando as mãos e levantando-as pra trás na linha da cintura, trazendo assim energia para região.

3º - Alongar a Cervical
Mantendo a posição anterior olhe para cima.
4º - Alongar e estender a coluna
Eleve os braços lateralmente com as mãos voltadas uma para outra.

5º - Fortalecer baixo ventre
Contraia o baixo ventre (sede de energia) e empurre as mãos para cima como se sustentasse um peso.

6º - Alongar as pernas
Mantenha a posição e flexione os pés, sentindo o chi percorrer a parte de trás da perna.
 
7º - Alongar coluna, quadril e pernas
Incline para frente até as mãos tocarem os pés. Olhe para frente.
 8º - Movimentar o chi nos genitais
Contraia o baixo ventre, e leve a cabeça para baixo com a intenção de tocá-la nos joelhos.
9º - Movimentar o chi dos rins
Volte e dê 3 palmadas leves na altura dos rins, estimulando assim a longevidade, coragem e equilíbrio,e massageie 5 vezes a região.


10º - Movimentar o chi dos joelhos
Dê 3 palmadas nos joelhos e massageie-os para assim trabalhar os meridianos do estômago, braço, fígado, bexiga, rins e vesícula. Recomece a seqüência.

 Atenção antes da prática

1 – Realizá-la somente após 2 horas depois de uma refeição por contrair o abdômen.

2 – Realize todos os movimentos com atenção (se desejar utilize os símbolos Reiki).

3 – Pratique pela manhã.

4 – Ao contrário do tai-chi em pé, essa prática tem movimentos rápidos e dinâmicos.

5 – Praticantes iniciantes podem fazer de 1 a 10 sequências e os adiantados 
até 108 sequências.

6 – Insista na pratica mesmo que não consiga alcançar as plantas dos pés.

Obs: Insista na prática mesmo que não consiga alcançar nas plantas dos pés.


   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!