sábado, 26 de março de 2016

No ayurveda, ciência milenar de origem indiana, os ingredientes são utilizados de forma terapêutica

A prática indiana nos ensina como cuidar do corpo de forma saudável e ética
A nutrição ayurvedica é uma das especialidades da medicina tradicional indiana. Esse sistema holístico ancestral define a saúde como o resultado do equilíbrio entre o corpo físico, a alma (atman), a mente (manas) e a energia vital (prãna), e não apenas a ausência de doenças. Os alimentos são considerados sagrados e a alimentação adequada é um dos principais pilares da saúde. Na prática, nutrição e medicina são indissociáveis. Todo médico ayurvédico tem amplo conhecimento da nutrição e prescreve dietas, observando características biopsicosociais individuais para manutenção da saúde e/ou com finalidade dietética. Essa nutrição busca, portanto, prevenir ou curar desequilíbrios e doenças.
Em sânscrito, ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur). Longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional são seus objetivos. Esse tipo de alimentação raramente trata os sintomas. Na verdade, ela busca evitar que eles apareçam através de uma dieta equilibrada. Portanto, o princípio básico da alimentação ayurvedica é prevenir e manter a saúde do corpo e da mente por meio de uma dieta e um estilo de vida harmonioso.
O fundamento da alimentação ayurvédica é o seguinte: buscar equilíbrio entre os três humores biológicos, os doshas. Cada uma das doshas é ligada, de maneira predominante, a um elemento específico.
As três doshas são vata, onde predomina o elemento ar; pitta, na qual há o predomínio do elemento fogo; e kapha, com predomínio da água.
Segundo a ayurveda, cada pessoa possui uma específica combinação física, mental e emocional. Essas características pessoais dividem-se, basicamente, nos três tipos de perfis (doshas). Todas as pessoas, no entanto, têm em si um pouco de vata, pitta e kapha. A alimentação ayurvédica busca balancear a relação entre essas três forças.

No ayurveda, ciência milenar de origem indiana, os ingredientes são utilizados de forma terapêutica 

   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!