quarta-feira, 15 de junho de 2016

Tai Chi Pai Lin – “Recolhimento no Inverno!”



Inverno e suas misteriosas longas noites e curtos dias cinzentos; ventos frios, árvores fortalecendo a raiz, absorvendo e conduzindo ao tronco a energia das folhas que caem; animais reduzindo movimentos e resguardando energia, quietude no ar! E quanto a nós…? Como lidar a nível físico e emocional com as mudanças da nova estação?

O mestre Liu Pai Lin, generoso e sábio percursor da prática de Tai Chi Pai Lin no Brasil, dizia que “o ser humano pertence à natureza, obtendo ar puro o sangue se renova, o espírito fica límpido e desta forma obtemos o sentimento de amor pela natureza!” As sábias palavras do amoroso mestre reafirmam a nossa ligação com a natureza, e nos remetem ao profundo respeito e amor que devemos a ela.

Através da contemplação da natureza os antigos mestres da Medicina Tradicional Chinesa descobriram os mistérios da pulsação que gera, nutre e preserva as diferentes formas de vida no universo.  A simbiose das energias complementares, opostas e alternantes Yin e Yang, céu e terra – dualidade de toda a criação os inspirou a desenvolver práticas para o fortalecimento e preservação da energia no homem.

O sentimento de amor e respeito à natureza implica na obediência a seus ciclos e no caso do inverno em observar que é tempo de recolhimento. Tal como as árvores que fortalecem sua raiz, é tempo de aquietar e ter cautela para não desperdiçarmos a energia vital.

A estação inverno é ligada ao elemento água que rege os rins, filtros do corpo, guardiões da energia vital e ancestral, gerador das energias e funções mais vitais e profundas do ser humano. O rim alimenta e controla os ossos e às doenças como artrose, artrites e osteoporoses, entre outras ligadas à diminuição de sua energia.  É responsável pela vitalidade, força de vontade, intuição, percepção, “desejo de ir” e ante seu desiquilíbrio, sobrevêm sentimentos e emoções como medo, insegurança, letargia, ausência de autoestima.

Há que se atentar à admoestação contida no controvertido livro do Imperador Amarelo “Huang Di Nei Jing”, texto médico com mais de dois mil anos fundamentado no Taoísmo, de que no inverno devemos: “… deitar cedo, levantar-se tarde. Conservar a vontade para preservar o pensamento. Evitar o frio, procurar o calor. Evitar a transpiração para não desordenar a energia yang conservada no interior.”

Na natureza, a água evapora com o excesso de calor e nos seres humanos a energia da água é desperdiçada pelo excesso de stress e fortes emoções.  Reduzir pensamentos e esforços através da quietude e repouso é uma forma de se recolher, conservando a energia “evitando a transpiração”.

A prática do Tai Chi Pai Lin nos concilia com a energia do inverno, com treinamentos meditativos, respiração suave e atenção no baixo ventre, equilibrando emoções, eliminando stress com o relaxamento.  Consonantes, os treinamentos externos desbloqueiam, revitalizam e recuperam a energia vital.

Venha praticar conosco. Todas às quartas feiras  e  sextas feiras  de 8h às 09:30h, na rua Fernandes Gusmão, 354 - Irajá, Rio de Janeiro - RJ.

Fonte: Centro em Fogo Online




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!