terça-feira, 14 de março de 2017

As cinco manifestações da energia Chi



FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online

Da milenar cultura chinesa provêm a acupuntura, a medicina, o I Ching e a astrologia, entre outras ciências. Segundo os chineses, tudo no Universo teve iniciou com o Tao, o inteiro e o nada, simultaneamente.

O Tao gerou o número 1 --o único. À medida que ele se manifesta ou se expande, gera o número 2 --a polaridade Yin e Yang. A força da polaridade Yin e Yang gera ou cria tudo e todos no mundo. É o número 3 --a energia. 

Essa energia é chamada pelos chineses de energia Chi ou energia vital. O Chi é a essência da vida e da morte, capaz de transformar tudo e todos. O Chi controla as etapas de geração, nascimento, crescimento, expansão, destruição e morte. A morte transforma, gera, faz nascer, expande e destrói, sempre de uma forma equilibrada. É a essência da vida.

Analisando essas etapas, os sábios chineses descobriram que o Chi pode se manifestar de cinco formas diferentes. Essas manifestações ficaram conhecidas como "A Lei dos Cinco Elementos".

Esses elementos ou energias devem estar em constante movimento para que mantenham um equilíbrio dinâmico na natureza pois, segundo o tratado da filosofia Hong Fan, a origem do universo pode ser explicada pela combinação dos cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, metal e água.

Os cinco elementos no Feng Shui

Juntamente com o estudo da circulação de energia e a aplicação do Bagua, a teoria dos cinco elementos é usada como uma das ferramentas fundamentais NA HARMONIZAÇÃO DOSambientes, pois pode proporcionar boas ou más vibrações, relacionadas aos ciclos criativo/produtivo e destrutivo.

O ciclo criativo, como o próprio nome diz, representa o crescimento e geração nos ambientes. Nesse ciclo, o elemento madeira alimenta o fogo, que produz cinzas e terra. Da terra retiramos o metal, que atrai a água por condensação. A água nutre a madeira. E assim continua o ciclo construtivo. No ciclo destrutivo, a madeira consome a terra, que represa a água. A água apaga o fogo, que derrete o metal. E o metal corta a madeira. 

A teoria dos cinco elementos e de seus ciclos é fundamental para a maioria das escolas de Feng Shui na aplicação de curas e energização dos ambientes. Veja as características e particularidades de cada elemento:

- Madeira: simboliza o início do ciclo dos cinco elementos. Simboliza a energia que se expande em todas as direções. É nessa fase do ciclo que as coisas emergem e começam a crescer. Pode ser representada pela cor verde.

- Fogo: representado pelo vermelho, simboliza o auge do ciclo porque o fogo eleva-se, sobe. Produz calor e movimento, aquece e queima.

- Terra: é sólida, firme e estável. Tudo que se planta, cresce. No entanto, existe o tempo da semente germinar, antes de crescer e dar frutos. O elemento terra representa o momento de pausa no ciclo vital. É representado pelo amarelo.

- Metal: é o crepúsculo do ciclo natural. Neste estágio, a energia está decrescendo ou realizando um movimento interior. É o mais denso de todos os elementos. Está em transformação e é representado pela cor branca.

- Água: sua cor é o preto ou o azul. Representa o início DE UM NOVO ciclo vital, quando as coisas alcançam seu ponto máximo de descanso.

Mas como esse conhecimento pode ser aplicado na prática? A resposta fica para a próxima coluna!

.

Boa Semana!!!
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!