sexta-feira, 11 de outubro de 2019

TaiJiQuan (Tai Chi Chuan)

QiGong é um sistema de atividades que mobiliza, equilibra e acalma os níveis físico, energético e mental.

Para tanto, faz uso de técnicas para conservar, reunir, cultivar, nutrir e transformar as energias-fonte de um corpo saudável e de uma mente clara. Propicia, ainda, benefícios como melhora na coordenação motora, desenvolvimento da noção de espaço, manutenção da memória e sincronização com os ciclos biológicos naturais.


O que é o QiGong Taoista

O QiGong Taoista é uma disciplina que cultiva o corpo e a mente simultaneamente. Originalmente chamado DaoYin, ele tem sido praticado por milhares de anos na China. Diz-se que LaoZi, patriarca do Taoismo, foi o primeiro a praticar as técnicas de conservar, reunir, cultivar, nutrir e transformar as energias que são a fonte de um corpo saudável e uma mente clara. As técnicas do QiGong Taoista foram sistematizadas durante a dinastia Han, por HuaTu - considerado pai da medicina chinesa. Deste momento em diante, DaoYin (ou QiGong) foi incorporado às práticas Taoistas até a presente data.

As técnicas do QiGong Taoista podem ser divididas em três categorias – exterior, interior e secreta. O QiGong exterior possui seu foco no fortalecimento físico, o QiGong interior na nutrição dos órgãos internos e na reunião e conservação de energia e o QiGong secreto na dissolução da dualidade da mente e do corpo para fusão com a energia primordial do Tao.

Nenhuma disciplina espiritual é perfeita sem integrar suas práticas formais na vida cotidiana. A este respeito, o QiGong Taoista defende um estilo de vida de simplicidade e moderação, encoraja o cultivo da generosidade, compaixão e sabedoria e promove o desenvolvimento da honra e respeito por nós mesmos e pelo mundo.

Qi Gong em pé
(YiQuan ZhangZhuan)

Qi-Gong-Escola-do-Portão-Ilimitado-Primo

Qi Gong em pé

(YiQuan ZhangZhuan)

Escola do Portão Ilimitado Primordial (XianTian WuJi Men)

XianTian WuJi Men é uma linhagem Taoista fundada por Chen XiYi, o ermitão de HuaShan no século X.

HuaShan (as grandes montanhas) é uma cadeia de montanhas rochosas que ascendem das planícies da província de ShaanXi na China central e é residência de 108 santuários, templos e monastérios.

A linhagem se especializa em usar técnicas de QiGong para estabelecer as fundações para a meditação sentada.

As técnicas promovidas por esta linhagem incluem fortalecimento muscular, transformação de tendões, automassagem, calistenia, limpeza da medula e regulagem da respiração.

Por ser uma tradição eremita, o QiGong XianTian WuJi Men foi transmitido ininterruptamente do século XI até os dias de hoje. Eva Wong é portadora na 19ª geração do Taoismo XianTian WuJi Men





QiGong em Pé (YiQuan ZhanZhuang)

YiQuan ZhanZhuang é uma linhagem inspirada no Taoismo de QiGong em pé, fundada pelo praticante de artes marciais Wang XiangZhai (nascido em 1886).

As oito posturas do ZhanZhuang são desenhadas para aquietar a mente e reunir e circular a energia interna simultaneamente.

Um dos alunos líderes de Wang XiangZhai é o mestre de artes marciais SunDi, que ensinou ZhanZhuang, XingYi (Pulso de Intenção) e LuHe BaFa (Seis harmonias e Oito métodos) em Hong Kong. Aluna de SunDi, Eva Wong é portadora da linhagem, descendendo da 3ª geração de Wang XiangZhai


YANG CHENGFU na postura do Tai Ji, 
conhecida como “chicote” (tan pien),
c. 1918.


TaiJiQuan (Tai Chi Chuan)

Como princípio geral o TaiJiQuan é um tipo de QiGong.

Os princípios filosóficos do TaiJiQuan remetem ao taoísmo e à alquimia chinesa.

A relação de Yin-Yang, os Cinco movimentos, o BaGua (Oito Trigramas), o Tratado das Mutações (YiJing) e o Tratado do Caminho e da Virtude (DaoDeJing) são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Os textos clássicos do TaiJiQuan, escritos pelos mestres orientam a:

Usar a quietude para conter o movimento (YiJing ZhiDong)

Usar a suavidade para conter a dureza (YiRou KeGang)

Usar a lentidão para conter a rapidez (YiMan ShengKuai

O TaiJiQuan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente, especialmente por sua relação com a meditação (DaoYin) e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.

Os criadores do TaiJiQuan basearam sua arte na observação da natureza – não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.​

O conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Tradicional Chinesa, revelam o TaiJiQuan como importante fonte de manutenção da energia vital.

Nos últimos tempos até mesmo a ciência médica convencional tem se interessado a respeito e estudos têm corroborado o o que os mestres de TaiJiQuan já sabem há séculos: a prática regular leva a mais vigor e flexibilidade, melhor equilíbrio e mobilidade e uma sensação de bem-estar.

Pesquisas de ponta da Harvard Medical School comprovam as afirmações - já de longa data - de que o TaiJiQuan beneficia a saúde do coração, dos ossos, dos nervos e dos músculos, do sistema imunológico e da mente. Estas pesquisas fornecem fascinantes pontos de vistas sobre os mecanismos fisiológicos subjacentes que explicam como o TaiJiQuan funciona.

Baseada nesses estudos a Harvard Medical School recomendou o TaiJiQuan como uma das atividades mais benéficas ao ser humano, sendo adequado para pessoas de todas as idades e podendo ser praticado diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!