domingo, 27 de março de 2011

Passeio a Vista Chinesa Data: 30 de Abril de 2011

Agora é pra valer está confirmadíssimo, nosso passeio será no dia 30 de Abril (sábado). As vagas estão esgotadas, quem não for desta vez aguarde  haverá uma oportunidade. 
Um grande abraço Taichirajá I. 


O monumento foi erguido em 1903 em homenagem aos chineses que vieram à cidade em meados do século 19, para cultivar o chá. Sua arquitetura apresenta a estrutura de um templo, assemelhando-se a troncos de bambus com a combinação de várias características orientais, como o formato de um pagode (templo) e as gárgulas nas extremidades 

Vista Chinesa é um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro o maior monumento em homenagem a um país oriental de toda América Latina
Frequentada por um grande número de celebridades e turistas, ganhou um prêmio na China como melhor portal chinês fora da China.
Localizada no Parque Nacional da Tijuca, a Vista Chinesa ostenta um mirante a 380 metros acima do nível do mar, de onde se pode avistar o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar e as praias da zona sul. O local é bastante procurado por praticantes de esportes radicais, turistas e celebridades cariocas.  
imagem do google
Desde 1856, o Jardim Botânico estava ligado ao Alto da Boa Vista por uma estrada carroçável, aberta por influência do Barão do Bom Retiro e cuja execução e manutenção foi contratada a Thomas Cochrane. Registra a crônica da cidade que, nessa obra, foram empregados trabalhadores coolies trazidos de Macau, na China, para desenvolver a lavoura do arroz, mas que, não tendo demonstrado qualquer habilidade para a agricultura, foram aproveitados na construção da estrada. Essa região apresenta uma assombrosa coincidência de presença chinesa, iniciada com a vinda dos plantadores do chá de D. João VI. Depois do fracasso dessa lavoura, segundo Brasil Gerson, os chineses se teriam espalhado "pelas fraldas da Tijuca". Em 1844, um mapa da área registrava uma edificação denominada "Casa dos Chinas". Provavelmente, um resquício dessa primitiva experiência. Essa vocação provavelmente explica por que a prefeitura (o prefeito Pereira Passos, em 1903, com projeto do arquiteto Luis Rei), edificou, em argamassa copiando o bambu, às margens dessa estrada, anos mais tarde, o pavilhão da Vista Chinesa. Mais acima, um local preparado para servir como ponto de repouso nos frequentes passeios da Família Real ganhou o nome de Mesa do Imperador.
Site olhares (Fotografia Digital)

Vamos lá e depois comentaremos  como foi.

Data: 30 de Abril  de 2011
Horário de Saída: 7:30h00min
Local da Saída: Praça Ana Lima Praça do (Chafariz)
Retorno:Por volta das 16:00
Estrada da Vista Chinesa, s/nº Parque Nacional da Tijuca
Alto da Boa Vista - Zona Norte - (21)2492-2252 / 2492-5407

PS.: Edna Chen estamos contando com a participação do Grupo de Santa Cruz da Serra, sem vocês o passeio não terá a menor graça e não será o mesmo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!