sábado, 5 de março de 2011

Tai Chi Chuan "Extraído do livro Terapia Psicosmática e Iluminação Interior" Kwong Ming Lai


...  Ginástica?, dança?, luta? Talvez um pouco de tudo isso... e mais alguma coisa. O Tai Chi se pode definir como sendo um conjunto de exercícios para obter o equilíbrio da energia vital do organismo. Seus adeptos consideram as doenças uma consequência natural da má distribuição dessa energia, e então procuram redistribuí-la por meio de exercícios físicos, de posturas, do pensamento e da ação. Tai Chi, aliás, significa equilíbrio.
Ao contrário da yoga, que tem uma pronunciada carga mística, o Tai Chi Chuan conduz os seus praticantes a uma atitude claramente realista. E, ao contrário do Karatê, do Judô e de outras artes marciais de origem oriental, os exercícios do Tai Chi Chuan não são cansativos nem provocam grande desgaste físico. Por isso mesmo, na China, segundo o professor Kwong Ming Lai, ele é muito praticado nos parques e jardins pelas pessoas que têm de enfrentar longas jornadas de trabalho logo em seguida. É recomendado também para pessoas idosas ou convalescentes, que precisam recuperar suas forças mas não podem fazer grande esforço muscular.
O primeiro passo, no Tai Chi Chuan, é o relaxamento do corpo, a fim de se conseguir aumentar sua sensibilidade. Aumentando-se a sensibilidade, aumenta-se a consciência do próprio corpo. Aí então se consegue avaliar onde há excesso ou falta de energia...

Dedo mínimo, parte interna, a um milímetro da unha. É aí que passa o meridiano do coração. O Doutor Kwong Ming Lai, 35 anos, formado em medicina chinesa em Hong Kong, acende então uma vareta de incenso, aproximando-a em movimentos contínuos da unha do paciente. Inicia uma contagem mental até que o paciente acuse o calor. Repete a operação no dedo mínimo da outra mão. Se as contagens não coincidirem, a energia do coração está desregulada. E assim todos os dedos das mãos e dos pés vão lhe contando os problemas da cidade grande, escondidos no fígado, no baço, no cérebro, nos intestinos...
... Alguns sintomas da falta de energia vital, segundo Ming Lai, são "sensação de vazio, fraqueza, insatisfação, insegurança, impaciência, desânimo. Já o excesso de energia provoca agressividade, dor, agitação, angústia. Só as pessoas com energia vital em pleno equilíbrio, sentem-se felizes, vêem tudo positivamente e deixam de culpar o mundo por seus desenganos"...

A cura do enfarte pela fumaça - Horácio Marana
FATOS E FOTOS, agosto de 1979.

Este trabalho tem como objetivo preparar o corpo para o Tai-Chi-Chuan.
Como o leitor poderá se certificar, cada exercício visa descontrair e fortificar as juntas e órgãos, para que quando a pessoa praticar Yoga e mesmo o Tai-Chi-Chuan, sinta seu corpo leve e descontraído, e possa então alcançar os benefícios com maior intensidade.
Todos os exercícios são simples, toda pessoa que quer libertar-se de algum problema físico ou psíquico, praticando com persistência, logo sentirá a melhora e mesmo a cura.
Nossa sala de Yoga está a disposição para orientar e ajudar a pessoa a aprender viver feliz e com saúde.

TAI + CHI + CHUAN

TAI - Nobreza de sentimentos
          Equilíbrio
          Magnanimidade

CHI - Força de vontade
           Persistência
           Resistência à adversidade

CHUAN - Agilidade
                  Rapidez
                  Flexibilidade (nas dificuldades)


DEFINIÇÃO E ORIGEM

É uma forma de meditação e movimento com mais de mil anos de história. Originou-se da filosofia taoísta, combinada com a arte marcial para fins de longevidade e conscientização cósmica, harmonização universal, saúde física e defesa pessoal. Evoluiu, de simples exercícios para fortalecer o corpo, para uma forma de auto-defesa.
Hoje, jogando e dançando em diversos países, é procurado como um método singular de preservação de juventude e saúde.

BENEFÍCIOS

Equilíbrio psico-somático - fortalece o corpo, movimentando simultaneamente todas as suas partes. A pessoa torna-se mais ágil e leve, com movimentos suaves e calmos. O corpo ganha nova estabilidade. Relaxa e acalma os nervos. Elimina pensamentos negativos. Ajuda no tratamento de doenças mentais. Promove a paz mental.
Conserva ou restaura a juventude e aplica a terapêutica para diversas doenças, tais como - doenças do coração, anormalidade de pressão, inflamação nas juntas, etc. O motivo é que sua prática melhora a circulação, chegando a sua influência até a extremidade dos nervos.
Melhora a memória e o raciocínio. Sua finalidade é promover a paz interior a toda hora, criando uma vida real e feliz.
Sua prática torna a pessoa mais pacífica consigo mesma e com o mundo.

SIGNIFICADO DO TREINAMENTO A DOIS
 Treinar o corpo para o equilíbrio visa prepará-lo para suportar qualquer impacto, sem alterar-nos.
O significado de empurrar outra pessoa visa preparar-nos para aceitar qualquer dificuldade ou ambiente, porque o importante é manter a paz interior, não nos deixando influenciar pelas circunstâncias.
Os acontecimentos são forças que nos atingem. Por ex. - um acidente pode ensinar-nos a nos cuidar e não nos envolvermos com ele, ficando deprimidos; porque depressão é força negativa que nos desgasta. Devemos estar atentos em qualquer situação, para nos fortalecer.

REGRAS A SEGUIR NOS MOVIMENTOS

1) Cabeça reta, equilibrada em qualquer hora, mesmo parados.
2) O ombro deve ficar relaxado.
3) Os cotovelos relaxados, os braços abaixados.
4) Manter a coluna sempre reta.
5) A barriga não deve ficar endurecida.
6) Quadris soltos.
7) A linha da dobra do joelho não deve ultrapassar a linha do pé.
8) A perna flexionada não pode balançar para o lado, só para frente e para trás.
9) A respiração deve ser normal em qualquer situação.
10) Pensamento fixo no que se faz, sem sentimentos.

O TREINAMENTO DO CORPO VISA LIBERAR AS TENSÕES

A lei universal é movimento. Na natureza tudo cresce e se movimenta. Nossos ancestrais possuíam mais saúde porque se movimentavam mais. Atualmente o corpo é movimentado cada vez menos e a cabeça trabalha cada vez mais, havendo acumulação de tensões que são a causa de todas as doenças físicas e psíquicas.
Através do relaxamento do corpo a pessoa consegue maior sensibilidade, consciência, equilíbrio psíquico, energético e físico, tendo como resultado - saúde, paz e harmonia.

EXERCÍCIOS PARA SEREM FEITOS POR DUAS PESSOAS

Muitas vezes uma pessoa sozinha não consegue eliminar as suas tensões. É necessária a ajuda de outra pessoa para mover algumas partes mais tensas, como: ombros e quadris. Para isso devemos dar mesmo alguns empurrões na pessoa, para que ela receba o choque do impacto, que liberará suas tensões corporais, ajudando a mente a desligar os problemas psíquicos, que produzem as tensões e impedem o relaxamento espontâneo. Sempre que formos dar a nossa força para outra pessoa, devemos dá-la com respeito, procurando trazer harmonia e paz para a outra pessoa; e não descarregar a agressividade pessoal. A pessoa que recebe, deve receber com gratidão, sem opor resistência, porque toda a resistência impede a circulação da energia. Ao passo que, recebendo com espontaneidade, ela harmoniza as suas energias e sentir-se-á, no fim, satisfeita e feliz.

 
1 ) Usando uma das mãos,empurrar a nuca do outro. A pessoa sai na ponta dos pés, relaxada, sem arcar-se para a frente, com a cabeça também em linha vertical. Sair de acordo com o impulso dado. Voltar da mesma maneira de costas, para ser empurrado novamente. Repetir várias vezes: a) de costas, b) nos quadris.

2) A pessoa que empurra não deve levantar os calcanhares, mantendo a posição dos pés firme, para não liberar energias.

3) Repetir o mesmo exercício de frente, empurrando: a) na testa, b) no peito. Trocar. A pessoa que empurrou será empurrada.

4) Duas pessoas colocadas de frente. As duas com a perna direita flexionada e a esquerda esticada firme para trás.

a) Uma das pessoas empurra o ombro da outra;
b) a pessoa que recebe o empurrão deve girar o corpo, levando o ombro para trás sem resistir; voltar à postura de frente. Alternar os ombros;
c) o mesmo movimento, mas empurrando nos quadris;
d) os mesmos movimentos são feitos com um pé só. 

EXERCÍCIOS PARA SEREM FEITOS INDIVIDUALMENTE

Para o pescoço, em três movimentos
a) Impulso forte para o lado
b) Impulso para o outro lado
c) Volta ao centro
Fazer essa sequência várias vezes, iniciando tanto de um lado como de outro.
Efeito: relaxa os músculos, nervos e vértebras do pescoço.



Para melhorar a memória
Com as mãos cruzadas na nuca, forçar a cabeça para a frente, fazendo com que ela resista. Da mesma forma, colocar a mão aberta no lado da cabeça, forçando-a contra a mão, que deverá resistir. Em ambos os casos, a pressão é feita por impulsos.




Para circular energia nos ombros 
Movimentos com os braços, semelhantes ao movimento de pentear os cabelos, girando os braços em curva por cima da cabeça, sem parar, relaxadamente.




Para baixar a pressão
Girando o tronco (movimento de rabo de vaca). Girar o tronco para a direita e esquerda, os braços batendo contra o corpo, um braço batendo na frente e outro atrás ao mesmo tempo, relaxadamente.


 Movimento para descontrair a coluna
Balançar os braços na frente do corpo para o mesmo lado e ao mesmo tempo dobrar os joelhos. Os braços são jogados com os cotovelos flexionados, mais ou menos até a altura da cabeça, como quem joga tijolos. Fazer 10 movimentos.




Desfazendo tensões nos ombros e cotovelos
Elevar os braços à altura da cabeça, cotovelos dobrados, e deixá-los cair, bem relaxados, batendo as mãos nas coxas.

  
Exercícios dos braços
Elevar os braços abertos na altura dos ombros, deixando-os cair, mãos abertas batendo nas coxas. Dedos esticados. (Com os dedos esticados os braços pesam menos e mais energia é liberada).

  
Movimento de pássaro
Olhando sempre uma das mãos, a cabeça seguindo todo seu movimento. O movimento é suave como um vôo de um pássaro.
Para fazê-lo, observar os movimentos seguintes:




a) cruzar as mãos na altura do peito, olhando-as;
b) os braços se esticam para os lados, as mãos se abrem. Olhar uma das mãos;
c) flexão suave dos joelhos para os lados;
d) os braços voltam naturalmente com seu peso, vindo a se cruzar no peito e iniciando o movimento novamente.

Bambolê (Baixa a pressão; beneficia os rins e aparelho genital).
Não dobrar a coluna nem a cabeça. Mãos na cintura, rodar os quadris algumas vezes. Inverter o movimento.



Movimento de Quadril (Beneficia os órgãos do baixo ventre, tirando a tensão). Mãos à cintura, jogar os quadris para o lado esquerdo, apoiando-se na perna esquerda. O mesmo movimento para o lado direito.


 
Molejo do corpo (Descontração geral e coordenação motora).
De pé, flexionar os joelhos, jogando os braços para frente, esticando as pernas. Flexionar novamente os joelhos, jogando os braços para trás, esticando as pernas. Movimento contínuo.


Atirando pedras
Perna direita flexionada e a esquerda com o pé para o lado, levantando o braço direito para a frente e o esquerdo para trás, solto.
Começando o balanço, levantar simultaneamente o braço esquerdo para trás e a ponta do pé esquerdo. Movimento relaxado e contínuo.


  
Movimento de Cotovelos
Esticar os braços para a frente, na altura dos ombros, trazendo as mãos até o peito e em seguida abrindo para os lados, trazendo novamente as mãos até o peito esticando e baixando os braços.


Movimento para a Articulação das mãos.
Cotovelos dobrados, rodar as mãos primeiro para dentro. depois para fora. Relaxa o coração e as tensões nervosas.



Movimento para a Articulação dos joelhos
Colocar as mãos sobre os joelhos flexionados. Girar os joelhos juntos para a direita, depois para a esquerda, sem mexer os pés.

 
Movimento Giratório da Perna
Mãos nos quadris, colocar o peso na perna esquerda, levantando a direita, com o joelho dobrado na altura da cintura. Girar a perna para a direita e depois para a esquerda. Trocar de perna.


Estiramento para as pernas.
Mãos nos quadris, flexionar um joelho e chutar para frente algumas vezes. Trocar de perna. Repetir o mesmo exercício para os lados.

 
Movimento da perna para trás (coice de cavalo)
Flexionar os joelhos, levantar uma das pernas com o joelho dobrado e em seguida jogar a perna rapidamente para trás. Colocar a planta do pé toda no chão.



Exercício para o Abdomen (Capta e distribui energia)
Elevar os braços e, em seguida, ir flexionando o corpo para a frente, sem curvar as costas, dobrando os quadris. Quando as mãos chegarem perto dos pés, cruzá-las e, já em seguida, começar a levantar, olhando para uma das mãos com os braços e mãos esticados, dedos abertos. Repetir, olhando a outra mão. Não dobrar os joelhos nem as mãos.

  
Exercício para Fortalecer o Aparelho Respiratório
Elevar os braços esticados para cima, mãos abertas, dedos esticados. Quando chegar ao ponto culminante, virar as palmas para cima, deixando os braços cairem suavemente para os lados, virando as mãos para baixo. Olhar uma e outra mão. É importante sentir os dedos durante todo o movimento.


Exercício para Bronquite
Esticar os braços para baixo com os dedos também esticados.
Variação: balançar os braços para frente e para trás.


Exercício para aumentar a energia
Dobrar os joelhos, levantar os braços com os punhos fechados, socando na altura do nariz para a frente. Deixar cair os braços, batendo as mãos abertas nas coxas, levantando ao mesmo tempo as pontas dos pés e esticando as pernas.




Socando (para fortalecer o coração).
Joelhos mais ou menos dobrados. Esticar um braço com o punho fechado para a frente; ao voltar bater com a mão na perna. Alternar os braços.



A Cavalo
Dobrar os joelhos e bater nas coxas com as rnãos. Os pés separados.

Fonte: Livro Terapia Psicosmática  e Iluminação Interior   Prof. Kwong Ming LaiMédico formado em Medicina Chinesa em Hong Kong

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!