quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MESTRE WU A Herança Inestimável do TAI CHI




Tai Chi-Chuan é um método de nutrição de vitalidade do nosso Taoísmo Chinês. Ele utiliza o modo fácil e natural da expansão, na contração, na abertura e no fechamento dos membros e dos órgãos, a fim de exercitar os ossos, as juntas e os tendões. Promove a circulação do sangue; intensifica o metabolismo, interrompe abruptamente o desenvolvimento de uma doença, se surgir alguma, torna as pessoas sadias mais fortes e ajuda os fracos a terem mais saúde e a terem uma existência mais longa. Se for bem coordenado com uma realização ascética de acumulação de energia, intensificação de vitalidade e cultivo da virtude, o Tai Chi-Chuan funcionará como um milagre. Existe um velho ditado desenvolvido claramente no mundo da arte da milícia física: “Praticar a respiração internamente, enquanto igual trabalho é feito externamente com os ossos, a pele e os nervos.” Em suma, a finalidade ou meta de cultivar internamente e praticar externamente é prolongar a nossa vida. 

Tai Chi-Chuan é um tipo de arte combinada baseada nos princípios de mutação (O Livro das Mutações, de Fu-Xi), coordenada com as ciências seguintes: física, biologia, psicologia, e com o método do tratamento e do sutil mistério da filosofia. Por ter uma característica tão única, é por isso considerada como a mais elevada das artes. Como ela segue o principio do Yin (princípios da terra, da Lua, do feminino, do negativo) e do Yang (princípios do céu, do Sol, do masculino, do positivo), o seus resultado na saúde física e psicológica dos seres humanos é um milagre indescritível, visto ser misterioso na sua sutileza. Tai Chi-Chuan dá a sua atenção tanto ao físico quanto à mente. Sua lei e habilidade característica é para ser obtida conjuntamente. Portanto, a arte escolástica do Tai Chi-Chuan é considerada uma arte profunda, sendo altamente respeitada na cultura chinesa. Segundo a teoria do Tai Chi-Chuan, “yin e Yang são produzidos pelo Tai Chi; e Tai Chi é produzido pelo ilimitado (Wu Chi). Quando Tai Chi está em movimento, o Yin e o Yang são divididos, e enquanto o Tai Chi está quieto, o Yin e o Yang harmonizam-se um com o outro e tornam-se um. A teoria do Tai Chi é profundamente alcançada.” De acordo com os seus princípios, as atividades significam movimento e quietude; suas características significam Yin e Yang; seu estado é descerrar e fechar; seu uso prático é o modo suave (ou flexível) e duro (ou rígido); seu ritimo é para a frente e pra trás; olhando em volta, sua atenção dirige-se para a direita e para a esquerda; a força física é oca e sólida. As atividades do Tai Chi são conduzidas de modo mágico, sem força bruta. Seu movimento e sua quietude são completamente naturais. A canção das treze posturas do Sr Wang Tsung-Yo diz: “Se falamos sobre o critério da pratica e da teoria do Tai Chi-Chuan, a idéia ou a vontade é o rei, a carne e os ossos não são mais ministrados.” Daí podemos ver que no Tai Chi-Chuan o cultivo do espírito é mais importante do que o exercício físico. Portanto, Tai Chi tem o poder de tornar as vísceras e os nervos saudáveis – uma realização interna. Durante a prática do Tai Chi-Chuan a variação do Yin e do Yang o intercambio do estado oco e do sólido é obtido proporcionalmente. Tentando obter do movimento físico a quietude da mente, nascerá nesse momento uma quietude externa no reino do vazio, quando a corrente do espírito e da respiração percorrem todo o corpo como uma só realidade. E há então uma atmosfera ou esplendor de nevoa envolvente. Tudo é harmonicamente pacifico em sua divina ordem. Seu beneficio universal é indescritível. Se tentarmos dar a explicação mais simples possível, diremos que principio do Tai Chi-Chuan é a utilização, neste suave exercício, da nossa natureza Yin e Yang existente no corpo físico do ser humano; para controlar a corrente por meio da vontade; para fazer o exercício naturalmente, quando então a respiração alcançará todas as partes do corpo. A realização da vontade e da respiração será operada em harmonia mutua depois de um período de pratica, e então a pratica por si só beneficiará ambas e produzirá todos os bons resultados à natureza humana, tanto física como psicologicamente. Vitalidade, extrema paciência e adaptabilidade às circunstancias serão cultivadas. Diz a tradição que o Tai Chi-Chuan é capaz de rejuvenescer as pessoas. Isto pode ser encarado como um certo exagero, porém, sem duvida, o Tai Chi-Chuan faz um bem enorme à saúde do ser humano. Sabemos que a saúde significa não só a riqueza como também nossa carreira, nossa felicidade, e pode ser considerada como vida humana real.  

Se perdermos a saúde, isto significa termos perdido tudo aquilo que possuímos. O Tai Chi-Chuan tanto é capaz de melhorar a saúde das pessoas como também pode mantê-la. Pode ainda ajudar as pessoas a recuperarem a saúde perdida. Olhando por esse ângulo, o que definirá melhor o valor da saúde do que a expressão “tesouro inestimável”? 

Convém lembrar que qualquer pessoa em qualquer idade, pode praticar os movimentos do Tai Chi-Chuan. Esse você se sentir desanimado, incapaz, procure meditar nas palavras deste velho provérbio chinês: ‘’O impossível é quase sempre aquilo que não foi tentado…” 


Vida e Obra de Mestre Chao-Hisiang
1917
– 2000

Mestre Wu Chao-Hsiang nasceu em 1917 no Condado de Weni Shuei da Província San Xi. Aos 9 anos, começou a praticar artes marciais no estilo Chaolin. Mais tarde, levado por seus irmãos, praticou e foi iniciado pelo Mestre Po Xue Kuen no Xin Yi, um dos três mais importantes estilos internos de arte marcial chinesa. Tornou-se um discípulo tão aplicado de Po Xue Kuan que os atuais mestres da China reconhecem-no como um dos mais importantes herdeiros do estilo Xin Yi. 
 Após 10 anos de prática com Po Xue Kuan, Mestre Wu saiu de sua terra natal para estudar agronomia, economia e administração, tendo trabalhado no Banco Central da China. 
Durante a Segunda Guerra Mestre Wu viajou por todo o território chinês, tendo oportunidade de conhecer outros mestres, assimilando outras experiências e práticas. Influenciado por seu pai Wu Pu Kao, que foi um grande mestre de meditação, ele passou a interessar-se pela meditação, experimentando desde a meditação Zen até a meditação taoísta, tendo se concentrado, já em idade avançada, na meditação da Escola taoísta.

 Em 1948 Mestre Wu foi transferido para Taiwan, onde continuou trabalhando na área financeira. Nesse período também exerceu um papel importante no desenvolvimento do Tai Chi, tendo sido, inclusive, um dos fundadores da Associação Chinesa de Tai Chi Chuan. Nesse mesmo ano, ele escreveu um importante livro sobre o Tai Chi chamado O Caminho do Fortalecimento e começou a aprofundar seus estudos de medicina chinesa.

Mestre Wu encontrou um dos mais importantes mestres da medicina chinesa, o Dr. Sun Pei Yung, participou de sua primeira turma e acompanhou-opor mais de 10 anos, até sua vinda para o Brasil em 1072.

Chegando ao Rio de Janeiro, começou a ensinar Tai Chi e posteriormente o Xin Yi, alem de ter sido um dos pioneiros da Acupuntura no pais. Com a fundação do Instituto de Cultura Chinesa, Mestre Wu formou uma geração de alunos que seguiram seus ensinamentos e que hoje em dia empenham para que a Acupuntura seja legalizada e não “corporatizada” pela medicina ocidental, esvaziada de seu principio e distanciada de sua tradição.

Como conhecimento de seu trabalho, ele recebeu o título de Comendador. Embora tenha sido convidado várias vezes a retornar a China para assumir a direção de escolas, Mestre Wu não aceitou pois não queria deixar o Brasil.

Teve uma passagem tranqüila: num sábado de março corrente, dormiu até as seis horas da manha e depois, desligou-se.

Fonte:Jornal Tao do taoísmo
Rio de Janeiro, Junho de 2000

 

by Taichirajá I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!