terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sistema de Ranking (Níveis) para o Estilo Yang de Tai Chi Chuan

Artigo I - Propósito
Esse sistema de níveis foi especificamente desenvolvido com o propósito de melhorar o físico das pessoas, proporcionar o desenvolvimento do Estilo Yang de Tai Chi Chuan, elevar o nível técnico e teórico dentro do Estilo Yang de Tai Chi Chuan e estabelecer um sistema de treino padrão para o Estilo Yang de Tai Chi Chuan.

Artigo II - Nomes dos Níveis
Existem nove níveis que serão assinados de acordo com uma variedade de fatores. O tempo de pratica de Tai Chi Chuan, o nível de conhecimento técnico e teórico, níveis de pesquisas, grau de comprometimento dentro dos códigos morais das artes marciais e contribuições feitas para o desenvolvimento do Estilo Yang de Tai Chi Chuan, são todos fatores considerados para a avaliação. 

Os níveis são os seguintes:
Níveis Iniciantes: Um (Águia Bronze), Dois (Águia Prata), Três (Águia Ouro)
Níveis Intermediários: Quatro (Tigre Bronze), Cinco (Tigre Prata), Seis (Tigre Ouro)
Níveis Avançados: Sete (Dragão Bronze), Oito (Dragão Prata), Nove (Dragão Ouro). 

Artigo III - Especificações para cada Nível
Praticantes do Estilo Yang de Tai Chi Chuan devem ter oito anos de idade ou mais e atingir pelo menos 7 (sete) pontos no nível de introdução na primeira parte da Forma tradicional e receber ensinamentos sobre o código moral das Artes Marciais para poder entrar no Sistema de Níveis. 

A) Níveis Iniciantes
1) Primeiro Nível (águia bronze): pessoas que tenham praticado o Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan por pelo menos um ano depois de haver entrado no Sistema de Níveis, conseguido pelo menos 7,5 (sete pontos e meio) no teste da Forma Tradicional Yang e respeite o código moral das Artes Marciais, podem solicitar o avanço para o Primeiro Nível. 

2) Segundo Nível (águia prata): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang de Tai Chi Chuan por pelo menos um ano depois de haver atingido o Primeiro Nível, conseguido pelo menos 8 (oito) pontos no teste da Forma Tradicional do Estilo Yang e respeite o código moral das Artes Marciais, podem solicitar o avanço para o Segundo Nível. 

3) Terceiro Nível (águia ouro): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang de Tai Chi Chuan por pelo menos um ano depois de haver atingido o Segundo Nível e conseguido pelo menos 8 (oito) pontos no teste da Forma Tradicional do Estilo Yang e no teste da Forma Sabre ou da Forma Espada, e respeite o código moral das Artes Marciais, podem solicitar o avanço para o Terceiro Nível. 

B) Níveis Intermediários
1) Quarto Nível (tigre bronze): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang de Tai Chi Chuan por pelo menos dois anos depois de haver atingido o Terceiro Nível. Havendo obtido uma pontuação combinada de pelo menos 34.4 (trinta e quatro ponto quatro) pontos no teste da Forma Tradicional Estilo Yang, Forma 49 Movimentos, Forma Sabre e Forma Espada, tendo obtido pelo menos 75 (setenta e cinco) pontos no Nível quarto do teste teórico e enfatizado o código moral das Artes Marciais pode solicitar o avanço para o Quarto Nível 

2) Quinto Nível (tigre prata): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang de Tai Chi Chuan por pelo menos dois anos depois de atingir o Quarto Nível. Havendo obtido uma pontuação combinada de pelo menos 35.2 (trinta e cinco ponto dois) no teste da Forma Tradicional Estilo Yang, Forma 49 movimentos, Forma Espada e Forma Sabre e havendo obtido pontuação de pelo menos 80 (oitenta) pontos no teste teórico do Quinto Nivel e enfatizado o código moral das Artes Marciais, pode solicitar o avanço para o Quinto Nível. 

3) Sexto Nível (tigre ouro): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang de Tai Chi Chuan por pelo menos dois anos depois de haver obtido o Quinto Nível. Havendo obtido uma pontuação combinada de pelo menos 35.2 (trinta e cinco ponto dois) no teste da Forma Tradicional do Estilo Yang, Forma 49 movimentos, Forma Espada e Forma Sabre, havendo obtido pelo menos 85 (oitenta e cinco) pontos no teste teórico do Sexto Nível, e enfatizado o código moral das Artes Marciais, podem solicitar o avanço para o Sexto Nível.


C) Níveis Avançados
1) Sétimo Nível (dragão bronze): pessoas que tenham praticado o Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan por pelo menos seis anos depois de haver atingido o Sexto Nível. Pessoas que tenham conseguido um certo nível de sucesso no trabalho, pesquisado e escrito sobre as teorias das artes marciais e que tenham um alto grau de virtude dentro das artes marciais podem solicitar o avanço para o Sétimo Nível. 

2) Oitavo Nível (dragão prata): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang de Tai Chi Chuan por pelo menos cinco anos depois de haver atingido o Sétimo Nível. Pessoas que tenham conseguido um certo nível de sucesso em seu trabalho, pesquisado e escrito sobre as teorias das artes marciais e que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan e que tenham um alto grau de virtude dentro das Artes Marciais, podem solicitar o avanço para o Oitavo Nível. 

3) Novo Nível (dragão ouro): depois de haver atingido o Oitavo Nível, pessoas que tenham conseguido um grande sucesso com o trabalho, pesquisado e escrito sobre a teoria das artes Marciais, e que tenham contribuído grandemente para o desenvolvimento do Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan, e cuja influência é grande e que tenham um alto grau de virtude dentro das Artes Marciais, podem solicitar o avanço para o Novo Nível.
4) Pessoas famosas que contribuíram grandemente para o desenvolvimento do Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan podem receber um Nível Superior Honorário em acordo a deliberação da Associação Internacional. 

Artigo IV - Método de Testes, Pontuação e Pedido de Avanços
A) As pessoas que respeitam o código marcial, amam as artes marciais, tem um certo nível de habilidade marcial e da teoria podem solicitar um Rank (Graduação) . Apenas os comitês oficiais os quais se deram os direitos dos ranking, pela Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan, podem organizar os exames para ranking. 

B) Cada Centro Yang Chengfu vai organizar testes para os ranking uma vez no ano, para seus alunos, testando: nível iniciante, primeiro, segundo e terceiro níveis. O resultado satisfatório das requisições será enviado à Associação Internacional para a oficialização do rank assinado. 

C) Comitês de nível Continental podem organizar testes para os níveis quarto, quinto e sexto. Os resultados satisfatórios serão enviados à Associação Internacional para a oficialização do rank assinado. 

D) O Comitê Internacional de ranking vai organizar de tempos em tempos, a adjudicação dos níveis sétimo, oitavo e nono. As solicitações satisfatórias serão atribuidas nos ranks apropriados. 

E) O método para os testes vai incluir competições organizadas pela Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan e testes para os níveis.


Artigo V - Certificados, Vestimentas e Insígnias 

A) Certificado: A Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan vai produzir Certificados padrões. 

B) Vestimentas: A Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan vai produzir as vestimentas 
padronizadas. 

C) Insígnias: A Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan vai produzir as insígnias padronizadas para cada um dos níveis 

1) Níveis Iniciantes:

Primeiro Nível (Águia bronze), Segundo Nível (Águia Prata), Terceiro Nível (Águia Ouro)

2) Níveis Intermediários:
Quarto Nível (Tigre bronze), Quinto Nível (Tigre Prata), Sexto Nível (Tigre Ouro) 

3) Níveis Avançados:
Sétimo Nível (Dragão bronze), Oitavo Nível (Dragão Prata), Novo Nível (Dragão Ouro)

Site Equilibrius: Revista TAI CHI CHUAN



by Taichirajá I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!