quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prof. Siclei iniciando Tai chi  forma 8 movimentos

 Hoje nossa aula foi muito legal, fizemos um pouco de Chi kung com os instrutores Ademar e Estela, fizemos também a forma 8 movimentos. A seguir nosso mestre assumiu o grupo e começamos um serie de exercícios que envolviam  inspiração e expiração. Também praticamos a forma do leque que ainda estamos aprimorando a técnica.

Que tal conhecer um pouco sobre a importância da  respiração no dia- a- dia do praticante de Tai chi chuan.

A respiração também é uma dança, um fluxo e um refluxo vitais. Com ela realizamos a troca mais íntima entre o exterior e o interior. Respirar lenta e profundamente com a utilização adequada da musculatura costo-abdominal, sempre foi bom para aquecer o corpo, tranquilizar a mente, curar vertigens, dizer com coragem e uma série de outras coisas. Aprender a realizar plenamente as coisas pequenas. Com boa respiração podemos entrar em contato com nossa essência e sua serenidade. 

 A importância de se ter noção do correto direcionamento a ser tomado, ponto importante para o praticante do Tai Chi Chuan é saber respirar, controlar a forma correta de inspirar e expirar durante os movimentos para poder adquirir mais potência em suas ações. A respiração é uma fonte de qi é  a mais importante de todas.

“A respiração do bebê ou respiração abdominal é a respiração padrão do Tai Chi. Trata-se de inspirar e naturalmente expandir o abdome juntamente com os pulmões e expirar contraindo-os. Esta respiração melhora nossa capacidade de oxigenação e acalma a mente. O abdome deve estar sempre relaxado e a respiração deve ser calma, profunda, fina e solta. Não devemos prender a respiração e nem endurecer o abdome.” (Sasso, São Paulo, p.15.)

Uma vez que o praticante consiga equilibrar sua mente, seu corpo, sua respiração e seu qi, então poderá estabelecer o controle de seu espírito. “A essência do t´ai chi é na realidade ajudar cada um a travar conhecimento do seu próprio sentido de crescimento potencial, do processo criativo de simplesmente ser o que se é. O t´ai chi ajuda você a ser você, e a deixar que esse sentido de admiração, evolução e constante alegria de mudança aconteça em você. T´ai chi é uma disciplina na qual você como pessoa, como ser humano, pode mergulhar e praticar, e lhe trará bons proveitos.” (Huang, 1979, p. 85.)

Fonte: Revista Tai Chi Brasil, Edição nº 11.





 
by Taichirajá I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!