quarta-feira, 14 de março de 2012

Falando sobre Tai Chi




O tai chi chuan faz parte da tradição milenar de artes marciais (wushu) chinesas, divididas em artes marciais internas ou esotéricas (nei jia) e externas ou exotéricas (wai jia). É nas primeiras, de orientação taoista, que se inclui o tai chi, juntamente com duas outras técnicas, ou seja, "boxe do corpo e do pensamento" (xingyi quan) e "boxe dos oito trigramas" (bagua quan). Essas últimas, de orientação budista, são violentas, ou seja, são efetivamente marciais. Uma de suas manifestações mais conhecidas é o kung fu (gong fu), além do boxe de Sholin (Sholin quan). O tai chi chuan é a mais popular das artes marciais internas, que são:  tai chi chuan (taiji quan), pa kua chang, hsing chuan e liuhe pa fa.



A expressão "tai chi chuan", ou taiji quan empinyin, significa aproximadamente "técnica de combate à mão da suprema cumeeira" ou "boxe da suprema cumeeira", diferentemente de outras modalidades como tai chi com espada (taiji jian) ou tai chi com sabre (taiji dao). Ele deve ter surgido no século XVII entre as milícias camponesas com a finalidade de se defenderem tanto de funcionários corruptos do estado quanto de bandidos. Só a partir da virada do século XIX para o XX é que se começou a registrar os movimentos dessa arte marcial, embora cada família desenvolvesse seu estilo, transmitindo-o secretamente apenas de pai para filho. Inclusive o mestre Woo participou dessa tradição em Taiwan.

Resumo do que é o tai-chi-chuan
O tai chi chuan, faz parte das artes marciais milenares chinesas difundidas pelo mundo todo.
Mover lentamente, respirar em harmonia, equilíbrio como brisa suave e fundir com natureza, “é como nadar no seco” como diz o Mestre Moo Shong Woo.

O tai chi chuan  é  a energia infinita, arte da longa vida, arte da energia nos punhos, meditação no movimento, pois embora suas raízes estejam na antiga China, apresenta-se com ênfase na graciosidade, na sutileza e num ritmo cadenciado pela leveza, algo nada comum na sociedade ocidental.
Sua prártica relaxa a mente e o corpo, e é benéfica para o coração, a circulação, tornando as flexíveis as articulações e rejuvenescendo a pele, acalmando o sistema nervoso, auxiliando a digestão. Na respiração o oxigênio é absorvido para nutrir e energizar o corpo e as toxinas são mais facilmente eliminadas.






   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!