terça-feira, 22 de maio de 2012

ACUPUNTURA



Fisioterapeuta Cris Kütter

Acupuntura  feita na Rosane Estética & Bem Estar

A Acupuntura é uma técnica tradicional chinesa que desboqueia o chi com a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo com o objetivo de equilibrar forças opostas de Ying e Yang. O Chi é uma energia que circula por todo o corpo humano por meio de 12 meridianos principais. Esse circula bem quando o Ying e Yang estão em equilibrio, resultando num corpo saudável. No entanto, quando a pessoa está doente, o que ocorre é uma obstrução do Chi em um dos meridianos.

     A Acupuntura e a Moxabustão são métodos terapêuticos popularmente utilizados na China há mais de 4.000 anos. Na Medicina Tradicional Chinesa, são as principais terapias que mantém a saúde do povo chinês por se tratar de métodos naturais e que auxiliam no equilíbrio da energia vital do corpo. Os resultados são eficientes, não apresentando nenhum efeito colateral e cada vez mais, há uma aceitação das pessoas mundo afora para esse método de cura.

 A Acupuntura Tradicional tem identificado centenas de pontos específicos onde as agulhas devem ser aplicadas. O ponto a ser aplicado e a duração dependem muito da doença e da pessoa, e como resultado da aplicação das agulhas, obtém-se o tratamento da doença e o fortalecimento do corpo.

Essa técnica milenar pode ajudar também no controle da ansiedade em caso de excesso de peso, agindo na diminuição da fome, ativando o metabolismo e restaurando o perfeito funcionamento dos sistemas digestivo, intestinal e urinário. A medicina tradicional chinesa (MTC) indica seu uso para cerca de 350 doenças, baseada na experiência de sua adoção como técnica de tratamento para a saúde ao longo dos mais de 4.000 anos da cultura chinesa. Fonte: http://www.acupunturaliuejane.com.br/

Estudos comprovam abrangência da técnica, que minimiza a dor e outros sintomas. O complemento que faltava.” A inserção das agulhas de acupuntura atinge e estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A mensagem gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o ou sistema nervoso central (medula e cérebro). A partir daí, deflagra-se a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular, alem de ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino, imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.”(...) ”Ao estimular o sistema nervoso, regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo. 






MOXABUSTÃO
     A moxabustão é uma terapia alternativa criada pelos antigos povos orientais: há relatos que datam 290 a.C que indicam seu uso. Atualmente é bastante utilizada na medicina tradicional chinesa. Seu nome tem origem na palavra japonesa “mokusa”, que significa "erva queimada". 


     Percebe-se que o princípio e efeito destas duas técnicas (Acupuntura e Moxabustão) é parecido, mas, geralmente, a mocha é recomendada em casos onde o tratamento com esta primeira não foi eficaz. .


     As ervas são introduzidas no bastão e este é aceso na sua extremidade, tal como um charuto, e aplicado nas regiões que serão tratadas. Para evitar queimaduras, cera de abelha, gengibre, alho, dentre outros, podem ser utilizados entre ele e a pele, a fim de proteger a região, fornecendo efeitos terapêuticos.

Aplicação

Aceso, o bastão funciona como um charuto que deve ser aproximado do ponto ao qual se deseja acrescentar energia.

O calor do bastão de moxa pode ser conduzido através da agulha de acupuntura, por aproximação da pele, ou mesmo queimando a erva diretamente sobre pele (neste caso pode causar pequenas marcas de queimadura).

A técnica pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e ventosaterapia.



   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!