terça-feira, 28 de agosto de 2012

Curiosodades

Lao Zi (老子 Lǎozi, também escrito e pronunciado Laozi, Lao Tzu, Lao Tsé, Lao Tzi, Lao Tseu ou Lao Tze na forma de Wade-Giles), foi um famoso filósofo e alquimista chinês. Sua imagem mais conhecida o representa sobre um búfalo, o processo de domesticação deste animal é associado ao caminho da iluminação nas tradições zen budistas.

A ele é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do Taoísmo: o Tao Te Ching (道德經). A influência deste livro é tão disseminada que tornou-se na atualidade um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

Alguns consideram Lao Zi um personagem mítico, no limiar das lendas. Uma destas lendas conta que ele nasceu com a aparência de um velho, por isto teria recebido este nome ("Lao Zi" significa literalmente "velho mestre"). Muitos consideram que esta lenda pode ser interpretada como uma metáfora sobre a antiguidade do taoísmo, fundamentado em conceitos filosóficos tradicionais anteriores à própria redação do Tao Te Ching.

Alguns estudiosos, como o Dr. Russell Kirkland, chegam a duvidar de sua existência como indivíduo, considerando sua obra um agregado de contribuições de antigos mestres taoístas. Seu texto sobre a "Comunidade Laoista" pode ser encontrado entre os links indicados abaixo nas "páginas externas".

Confúcio (à esquerda), Lao-tsé (em cima) e santo budista (à direita) em pintura da época da dinastia Ming (1368-1644)

Ficheiro:Matteo Ricci 2.jpg
Retrato de Matteo Ricci, padre jesuíta italiano pioneiro na evangelização da China, no Parque Guangqi, em Xangai

















Um lugar da religião conhecida como Taoismo que é muito importante da China é o Monte Tai que hoje em dia é considerado como patrimônio da humanidade pela UNESCO, este templo se localiza na montanha de Tai´an em Shandong, China, as principais ideais que se tem neste templo e da religião Taoísmo é que o sol começa seu recorrido pelo mundo em nesta montanha, então para os chineses admirar o sol na cima da montanha é um rito muito importante.O Monte Tai pode ser visitado não só pelo bus turístico também se pode ter uma viagem inesquecível em teleférico, muitas das pessoas que são da religião do Taoísmo fazem diferentes recorridos a pé e eles têm que subir quase 6600 degraus até chegar a cima da montanha, eu acho que deve de ser uma experiência fantástica ter um recorrido pelo Monte Tai.


Ficheiro:Changchun-Temple-Master-and-disciples-painting-0316.jpg
Confúcio (à esquerda), Lao-tsé (em cima) e santo budista (à direita) em pintura da época da dinastia Ming (1368-1644)


Ficheiro:WhiteCloudTemplepic8.jpg

Templo da Nuvem Branca, em Pequim, onde 
encontra-se enterrado Qiu Chuji 

Qiu Chuji (丘處機) (1148 – 1227 D.C.), fundador
 da linhagem Taoísta da Porta do Dragão (Longmen pai)
   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!