segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Feliz Dia Internacional do Idoso


A amizade aumenta a longevidade diz uma pesquisa da National Geographic Society

O dia 1º de outubro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Idoso. E às vésperas da data comemora tiva para lembrar os avanços em relação à qualidade de vida dessas pessoas e das condições que elas precisam para viver bem, muitas delas dão exemplo de que envelhecer é uma virtude da vida e comprovam que a estimativa da OMS pode se concretizar num futuro muito mais próximo.

Existem ainda aqueles que pensam na velhice como uma fase de recolhimento e privações. Um tempo para sossegar. Mas, em tempos modernos, para muitos idosos, o aumento da qualidade e expectativa de vida e das mudanças de comportamento a velhice passou a ser sinônimo de vida ativa.

No nosso grupo de Tai Chi temos vários idosos  entre 60 e 87 anos  que são um  exemplo de que a terceira pode ser uma fase saudável e feliz em toda a sua plenitude. E é evidente que esses benefícios são conquistados diariamente com as atividades que elas praticam. A pratica do Tai Chi Chuan, Caminhadas, dança e música fazem parte da rotina ativa dos aposentados do nosso Grupo Taichirajá I.

 “É uma alegria imensa poder chegar nessa idade e continuar independente. Pra isso, deve haver um esforço de quem envelhece para não se deixar levar pelo comodismo. É preciso manter o amor pela vida e vivê-la, aceitando nossa idade. Também é bom lembrar que devemos ser respeitados  e tratados com mais carinho, respeito e dignidade. Cada um tem suas limitações e infelizmente nem  sempre todos conseguem chegar a maturidade com a mesma saúde. O nosso grupo é maravilhoso lá não temos só idosos, mas pessoas de várias idades (30,  na casa dos 40,  50, 60...)  o que é  muito bom, porque  há uma troca de conhecimentos, energia e muito carinho. É bom demais quando fazendo nossos cafés  da manhã, comemoramos os  aniversariantes e nossos maravilhosos passeios, neles ocorre uma hamonização e uma interação total. Esses eventos afagam a alma e adoçam o coração. Não há dinheiro que paga.

“Enquanto estiver  viva, sinta-se viva. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo”. Assim Madre Tereza de Calcutá defendia a terceira idade como uma fase que deve ser plenamente ativa.

Essa  foto mostra como uma atividade em grupo faz paz bem, seja ela qual for. Um simples ato de um abraço afaga a alma e faz ao coração.

Que idoso seja respeitado e comemorado todos os dias do ano. O IDOSO é a pessoa que devido aos seus anos de experiências de VIDA, Devemos respeitá-los e ouvi-los com o maior silêncio e prestar o máximo de atenção.


FELIZ DIA DO IDOSO!
TAICHIRAJÁ I
01/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!