sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

2013 蛇年春節快樂!!! (2013 Ano da Serpente)




Ano Novo Chinês é a celebração mais importante do calendário chinês, o ano da serpente, começa em 10 de fevereiro de 2013.

Este ano, a festa que acontece na Praça Nossa Senhora da Apresentação no dia 15 fevereiro, marca o início do Ano da Serpente. Um símbolo representativo  de caráter, a serpente é inteligente e sábia.
As celebrações do ano novo chinês são um tempo de gratidão e união familiar. A véspera de Ano Novo serve para os chineses se despedirem do ano velho, agradecendo aos seus ancestrais e aos deuses pela sua bênção e proteção.

A cada ano a celebração é dedicada a um animal do signo chinês. O dourado e vermelho são as cores oficiais da festa. E costumeiramente quando o relógio marca meia noite os chineses comem uma guioza (bolinho chinês cozido), e os mais velhos presenteiam as crianças e os solteiros com uma quantia em dinheiro, dentro de um envelope vermelho, com propósitos auspiciosos.

Durante a comemoração lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal das casas, e só retiradas no 15º dia após o inicio dos festejos, o que marca o fim da celebração com a dança do dragão.

Para os chineses, este é o Ano da Serpente, sexto signo zodíaco do calendário lunar, considerado símbolo humanitário. Segundo o horóscopo chinês, é um ano que exige calma, astúcia e planejamento. Cada ano dos chineses passou a ser regido por um animal, segundo a tradição, quando Buda teria convocado um encontro com todos os animais e apenas 12 compareceram. Determinou então que as pessoas carregariam traços da personalidade do animal do ano em que nasceram.
Reza a lenda que uma besta gigante apavorava a população e engolia vários moradores de uma só vez. Certo dia descobriram os pontos fracos do bicho: ele tinha pavor da cor vermelha e não suportava barulho. A partir daí puderam enfrenta-lo e aquele dia passou a ser celebrado como o início de um novo ano. O vermelho simboliza o fogo, que afasta a má sorte. Nas comemorações do Ano Novo Chinês predomina a cor vermelha. As pessoas escrevem poesias e mensagens em papel vermelho e distribuem dinheiro para as crianças em envelopes da cor. 
2013 蛇年快樂 !!!
( 2013   Feliz Ano Novo Chinês)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!