sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ano Novo Chinês também é comemorado no Brasil




De acordo com o calendário gregoriano, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro. Já na China essa data é festejada em conformidade com o calendário lunar.

A cada ano a celebração é dedicada a um animal do signo chinês. O dourado e vermelho são as cores oficiais da festa. E costumeiramente quando o relógio marca meia noite os chineses comem uma guioza (bolinho chinês cozido), e os mais velhos presenteiam as crianças e os solteiros com uma quantia em dinheiro, dentro de um envelope vermelho, com propósitos auspiciosos.

No Brasil, calcula-se que vivam cerca de 200 mil chineses e descendentes, dos quais 130 mil estão em São Paulo. E em 2013 a oitava festa do Ano Novo Chinês – o Ano da Serpente – será comemorado nos dias 2 e 3 de fevereiro no bairro da Liberdade, em São Paulo.
A cada edição a festa é dirigida pelo presidente da JCI Brasil China (Junior Chamber International), uma entidade que leva o selo da ONU e reúne jovens empreendedores de até 40 anos. Esse ano a organização, pela primeira vez, fica por conta de um ocidental, o publicitário Bruno Rall.
Uma frequente preocupação dos organizadores é contribuir para uma sociedade mais justa. E a 8ª festa do Ano Novo Chinês apoiará o Projeto Abraço e o GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – que terão um espaço para a venda de souvenires.
Durante a comemoração lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal das casas, e só retiradas no 15º dia após o inicio dos festejos, o que marca o fim da celebração com a dança do dragão.
Na Ásia, a data é considerada o feriado mais importante. Em São Paulo, a celebração já virou parte do calendário de eventos oficiais da cidade. 
Fonte:http://portugues.christianpost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!