quinta-feira, 15 de agosto de 2013

YIN-YANG, A GINÁSTICA ENERGÉTICA DO EQUEQUÍLIBRIO






"O Tai Chi (fim supremo), grande polaridade, nasce do Wu Ji (infinito), e é a origem do Yin e do Yang"  Wang Tsung-Yüeh

A base filosófica sobre a qual o Tai Chi se fundamenta é a correta ideológica taoísta. O símbolo do Tai Chi ou Tao é a União dos sois opostos e complementares Yin e Yang.

Baseando-se na observação da maturação, os biorrítimos, o ciclo diário do Sol e da Lua, das estações do ano, etc, etc., estes antigos "xamãs" taoístas criaram uma série de conceitos.

O Ba Kua (oito trigramas), como aparece no no I Ching ( Livro das mutações), expressa as oito direções, que sua mutações e combinações abrangem todas as facetas do ser e da natureza. O Tao Te King (atribuído a Lao Tsé) e muitos outros textos aplicavam esses esses conceitos filosóficos à vida diária, ao pensamento, à forma de governo, aos cotidianos, etc.

No Huang Di Nei Ching (clássico do Imperador Amarelo, os os conceitos taoístas são aplicados para saúde e são base da medicina tradicional chinesa.

Su Nu Ching ( livro de alcova) expressa a filosofia do Tao na sexualidade e nos relacionamentos.

 Toda essa corrente influí na literatura posterior, como o Confucionismo; da fusão do Taoísmo com o budismo hindu nasce o Budismo Chan(Zen),que em Shaolin teve sua origem com o Bodidharma, onde os monges guerreiros se instruem em Chi-Kung, meditação e treinamento externo de artes marciais. 

  O Taoísmo está impresso na cultura e história chinesas e é encontrado em todas as artes e ofícios. Em toda esta corrente se criam formas de vidas focadas no cuidado com a saúde, a harmonia eo respeito pela natureza pelos demais seres.

Foi em diferente regiões da China, dentro dos templos onde se seguia todos estes conceitos, planejando exercícios antigamente denominados Tao Yin, dominando os movimentos de animais e de acordo com o movimento natural da energia, que apareceram diferentes seguimentos e escolas: Wu Dang, Ermei, etc.

Paralelamente, começaram a ser desenvolvidos exercícios e técnicas para o combate e a autodefesa, e nasceram diferentes escolas de Wu Shu. Unindo essas técnicas benéficas para saúde e a longevidade com os elementos marcias, nasceu  o Tai Chi Chuan, e mais tarde outros estilos internos como o Pa Kua Chang (palma dos oito trigramas) e o Xing Yi Chuan (box do corpo e da mente).

Chuan quer dizer punho ou mão vazia, faz referência a um estilo de arte marcial ou boxe e é utilizado na denominação de outros  estilos, como Chang Chuan (punho do norte), Nan Chuan (punho do sul, Tang Lang Chuan (boxe louva-a-deus),etc.

Dentro da modalidade, quando utilizamos uma a uma denomina-se, por exemplo, Tai Chi Jian(Tai Chi com espada), Tai Chi Shan (Tai Chi com Leque), Tai Chi Dao (Tai Chi com sabre), Tai Chi Gun (Tai Chi com bastão), etc.

O Tai Chi Chuan aparece constantemente na teoria do Yin-Yang, entre cheios e vazios quando damos os passos, fazemos a respiração ou os movimentos com um colega. O movimento em espiral e fim é representado pelo simbolo em "s" infinito do Tao, no qual as duas energias se opõem e se complemetam.

Os monges guerreiros eram hábeis artistas marciais e ao mesmo tempo especialistas em saúde, além de eruditos em outras artes, como música, caligrafia, etc. Como cientista e astrólogos, utilizavam estas descobertas para não só aumentar o cultivo das colheitas, mas também para conseguir um melhor crescimento do ser humano. As estações do ano se refletem na energia de tudo o que está ao redor e dentro de nós. Podemos nos equilibrar  e estar em harmonia com a natureza é a finalidade da medicina tradicional chinesa, o Chi Kung e as artes marcias internas.

As linhas energéticas  da terra, conhecidas no Feng Shui como veias do dragão, são estudadas para construção de casas e edifícios, assim com para poços no local mais adequado, escolher o terreno para plantação ou construir o santuário.

As fases da Lua, a posição das Estrelas e do Sol são estudadas para melhorar os cultivos, estabelecer normas para saúde e até mesmo para guerrear. Os antigos governantes consultavam seus astrólogos ou magos para decretarem quando deviam atacar ou invadir os seus inimigos. Quanto mais lemos sobre a filosofia do Tao, melhor entendemos e aplicamos seus conceitos no Tai Chi e na nossa vida cotidiana.

"A essência das artes marcias é sobretudo encontrar o "Centro" espiritual do ser humano".

Fonte: Extraído do Livro Tai Chi Para Todos 



   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!