sábado, 13 de junho de 2015

Estresse, o mal do século O estresse psicológico é fator de risco importante para doenças cardiovasculares





Rio - O estresse psicológico é fator de risco importante para doenças cardiovasculares. Um terço dos brasileiros relata níveis extremos e admite ter se aborrecido mais de um ano para cá, de acordo com o Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Um dos tipos mais comuns é relacionado à forte pressão exercida pelas empresas na busca desenfreada por mais produtividade, sob uma carga de trabalho exaustiva, o que leva ao esgotamento mental em diversos casos e a complicações físicas. Por conta disso, estratégias têm sido pensadas. Dentre elas, o exercício físico e as suas mais diversas modalidades, como a psicologia em grupo, a arteterapia e a musicoterapia.

Mas, apesar da evolução da ciência no entendimento dos mecanismos de contribuição do exercício físico no controle do estresse, ainda não está claro como ele pode estar envolvido nas sensações de prazer e de bem-estar. Acreditava-se que as endorfinas eram as principais responsáveis pela sensação de prazer entre a maioria dos praticantes. Contudo, foi visto que somente em exercícios prolongados e de intensidade moderada a alta estas substâncias são liberadas.

Em relação a exercícios que trabalham o corpo e a mente, os estudos sobre o tai chi chuan, por exemplo, têm ganhado espaço notório. Desenvolvido a partir das artes marciais, esse método, originário da China, consiste em movimentos posturais que visam à melhoria da saúde física e mental através de três componentes básicos: movimento, meditação e respiração profunda. Há ganho de agilidade e equilíbrio, força dos membros inferiores e controle do estresse. Em alguns casos, a sua prática pode melhorar a aptidão cardiorrespiratória geral, a função imunológica e, no caso de indivíduos hipertensos, reduzir a pressão arterial.

Ao observar, com atenção, os movimentos executados numa aula de Tai Chi Chuan, a percepção é de que o tempo desacelera nesse pedaço de tranquilidade cercado de agitação por todos os lados. Um sopro de calmaria em meio à tempestade. 

Gabriel Dias é consultor de Educação Física da Qualiforma

Fonte: Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!