quarta-feira, 1 de julho de 2015

Palestra Dr. Daniel E. Shulz “The Learning Brain” (O cérebro que aprende)

O tema deste II Simpósio Internacional de Tai Chi Chuan foi “Tai Chi Chuan e a saú- de do cérebro e do sistema nervoso”. A prática desta conceituada Arte está emergindo como a campeã em potencial para a prevenção e tratamento de desordens relacionadas ao cérebro e ao sistema nervoso, como Alzheimer, demência, síndromes de dores crônicas, Parkinson e Esclerose Múltipla, entre outras. 

Em sua palestra entitulada “The Learning Brain” (O cérebro que aprende), apresentada no dia 06 de Julho, o Dr. Daniel fez uma introdução ao mundo do cérebro e à base neurológica do processo de aprendizado, demonstrando, através de sua pesquisa, como o cérebro é alterado estruturalmente neste processo, tanto em sua plasticidade quanto em termos sensoriais. Segundo dados coletados, os adultos aprendem mais lentamente que os jovens. Se o estímulo for brusco, é possível obter algum resultado, porém se o estímulo for gradual e constante, a assimilação melhora.

Este estudo foi feito com corujas, alterando-se o ângulo de visão com o uso de óculos especiais. Quando o ângulo era bruscamente alterado, a coruja tinha muita dificuldade em corrigir o espectro da visão. Mas se o ângulo era gradativamente alterado, a coruja conseguia ir adaptando-o rapidamente. Segundo Dr. Shulz, o estímulo nervoso existe tanto se a pessoa faz uma ação por si mesma ou se vê outra pessoa fazendo a ação (ver para imitar). Estimulando-se o córtex motor, há um movimento involuntário de um músculo (ex.: o dedão se estende). Se a pessoa repetir muitas vezes um mesmo movimento, de forma voluntária, no sentido oposto (flexionar o dedão), a próxima vez que o córtex motor for estimulado, o cérebro entenderá que o dedão deve flexionar (ao invés não estender). 

Podemos entender que o Tai Chi Chuan é uma prática suave, segura e benéfica, e que os benefícios vêm gradualmente, com a prática constante, disciplinada e adequadamente orientada. Além disso, a atenção focada educa o corpo, faz a mente se concentrar, aumentando o auto-controle físico, mental e emocional.

Fonte:Revista Equilibrius



   Taichirajá 

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