quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Ano Novo Chinês Ano 4714



O ano novo chinês sempre é comemorado em datas diferentes a cada ano, pois sua regência é feita pelo calendário lunar, que difere do nosso ocidental que é regido pelo calendário solar. 
O ano novo chinês em 2016 começa a partir de 08 de fevereiro de 2016 e vai até 27 de janeiro de 2017.
2016 é o ano do Macaco, o animal mais auspicioso do horóscopo chinês. Este ano pertence ao elemento Fogo, portanto, é o ano do Macaco de Fogo. A cor da sorte para 2016, segundo o horóscopo chinês, é o vermelho.
Ano Novo Chinês são 15 dias de comemorações intensas como atividades culturais, danças, apresentações e desfiles pelo país afora e iniciando em 01 até 15 de Fevereiro com celebrações religiosas em família cultuando o reencontro e agradecimento principalmente por aqueles que já se foram pelos seus antepassados com muito respeito pois lançaram a base da fortuna e glória da família.
Tradicionalmente o Ano Novo Chinês é o festival mais importante no calendário. Toda a atenção da família era centrada na celebração. Durante este tempo, os negócios quase paravam. A casa e a família eram os principais focos. Com a preparação para o feriado, a casa era cuidadosamente limpa para se livrar de tudo que pudesse ser associado com o ano velho. Limpeza também significava apaziguar os deuses que desceriam do céu para fazer as inspeções. Alimentos eram oferecidos aos deuses e ancestrais. Anciãos distribuíam dinheiro para as crianças. De fato, muitos dos ritos realizados durante este período eram feitos para trazer boa sorte para o lar e vida longa à família, particularmente para os pais. 

Mas o mais importante era a festa, na véspera de Ano Novo, a família se juntava ao redor da mesa para uma refeição que incluía um peixe que simbolizava abundância e, portanto, não era comido. Nos primeiros dias do Ano Novo, as pessoas comiam macarrão para simbolizar a vida longa. No último dia do Ano Novo, eram servidos bolinhos se arroz como um sinal da unidade familiar e da perfeição. 

O calendário ocidental chegou à China, juntamente com missionários jesuítas em 1582. Ele começou a ser utilizado pela população em geral em 1912, e o dia de Ano Novo foi reconhecido oficialmente como 01 de janeiro. Em 1949, o governo comunista chinês proibiu a celebração do Ano Novo chinês tradicional e seguiu o calendário gregoriano nas suas relações com o Ocidente. Em 1996, a China instituiu um período de férias de uma semana durante o feriado, agora chamado de Festival da Primavera - dando às pessoas a oportunidade de viajar para casa e para celebrar o ano novo. Com a sua mudança de nome de Ano Novo Chinês para Festival da Primavera, para os jovens o feriado passou de uma oportunidade para renovar os laços familiares a uma chance para o descansar do trabalho.
Fonte:http://www.assimsefaz.com.br/
Por: Elisabete


(賀新年!)
Feliz Ano Novo Chinês!

   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!