domingo, 20 de março de 2016

"Hunyuan Qigong" - Pode Melhorar o seu Taijiquan



Na prática de taijiquan a energia vital ou qi é muito importante. Muitos sistemas de taijiquan e também outras artes marciais praticam qigong para fortalecer esta energia vital. No sistema de hunyuan taijiquan o reconhecimento da importância desta energia inspirou a criação do sistema de tunyuan qigong, que é tão completo que ele pode ser considerado um sistema de qigong em si e não somente um complemento para a prática de taijiquan.

Qigong Hunyuan é um sistema de qigong (chi kung) que faz parte do sistema de hunyuan taijiquan, criado pelo Mestre Feng Zhiqiang, um discípulo do famoso mestre de taijiquan estilo Chen, Mestre Chen Fake. Porém, antes de tornar um discípulo do Mestre Chen, ele já era um discípulo do Mestre Hu Yaozhen, formado em medicina chinesa e um mestre de xinyiquan e das práticas de meditação Taoístas e Budistas. Ele era considerado o pai de qigong moderno na China. Mestre Feng utilizou o melhor dos sistemas dos dois mestresdele para criar o sistema de hunyuan taiji, que inclui hunyuan qigong. O produto era um sistema de taijiquan que segue as regras de qigong. O nome hunyuan é composto de “hun”, ou círculo e “yuan,” ou misto. O nome também pode significar origem ou original. Em outras palavras, osistema é baseado nos círculos ou fluxos inerentes do universo. Estes círculos fazem parte do universo, em natureza e nos seres humanos.

Os sistemas de qigong geralmente cabem entre 3 classificações: 

Religioso (por exemplo taoísta), marcial e medicinal. Hunyuan qigong é classificado como o tipo marcial porque além de ter benefícios à saúde, ele também dá benefícios que ajudam nas artes marciais, como taijiquan. É importante saber que enquanto hunyuan qigong utiliza conceitos de Taoísmo como yin e yang (taiji tu), isto não quer dizer que o sistema tem vínculos com religião. É simplesmente um sistema de exercícios que qualquer pessoa pode fazer para desfrutar os benefícios associados com esta prática. No sistema de hunyuan taiji, as formas (sequências de movimentos) são consideradas importantes e práticas com armas clássicas são consideradas complementares. Porém, o hunyuan qigong é um elemento fundamental do sistema de hunyuan taiji. Enquanto vários sistemas utilizam qigong como um exercício complementar,osistema hunyuan taiji inclui práticas de qigong tão completas que ele pode ser visto como um sistema de qigong completo em si.

Os Componentes de Hunyuan Qigong

1. Zhan Zhong: Exercícios feitos numa forma
estática, ou seja, sem movimento físico. O propósito é de acumulação e purificação da energia vital. A prática é parecida de meditação. O praticante pode ficar até uma hora na mesma posição, com benefícios de alguém que faz exercício tradicional. Isto é um paradoxo da prática.

2. Jiben Gong: Também chamado de “chansi
gong” (um exercício comum no Taijiquan Estilo Chen), também é um tipo de qigong, além de focar em outros fundamentos de taijiquan. Este tipo de qigong foca no desenvolvimento de uma energia específica para a prática de taijiquan.

3. Formas: São exercícios dinâmicos, ou seja, com movimento.
Estes exercícios são feitos em conjuntos de movimentos. 
O foco é circulação da energia vital através do movimento físico do corpo (parecido do taijiquan, mas com repetição dos mesmos movimentos). No sistema Hunyuan Qigong, as formas básicas são a forma Hunyuan 12 e a forma Hunyuan 24.

4. Régua: Hunyuan qigong também inclui
exercícios com o uso de “réguas,” ou um tipo de bastãocurto para criar movimentos circulares com o apoio da régua. Observação: é importante reconhecer que as
formas ou sequências de taijiquan também tem certos elementos e benefícios de qigong. Então, os praticantes de taijiquan muitas vezes ganham os benefícios de qigong sem saber que estão fazendo qigong! Porém, os praticantes de taijiquan tem que focar também
em muitas outras coisas, incluindo intenção e o lado marcial da prática. Qigong é focado especificamente no desenvolvimento da energia vital e é mais útil para quem quer focar neste ponto. A prática de qigong émuito profunda e cada praticante pode decidir sobre quanto que ele quer aprender sobre o mesmo.

Os Conceitos Básicos de Hunyuan Qigong

Existem centenas de sistemas de qigong.
Independente do sistema, qualquer sistema de qigong deve seguir alguns princípios básicos. Hunyuan qigong também segue estes princípios. A teoria básica de qigong acredita que a circulação e equilíbrio da energia vital no ser humano pode melhorar e manter a saúde dele. Impedimento ou desequilíbrio desta energia pode causar doenças. 3 Tesouros: o ser humano deve cuidar dos 3 tesouros do seu corpo para manter sua saúde.

• Jing: a produção de “jing” ou essência física, é como matéria-prima.

•Qi: o jing é “queimado” para produzir qi, a
energia vital do ser humano.

•Shen: a energia qi é acumulada e refinada para
produzir energia espiritual, ou “shen.”

3 Regulações: o praticante de qigong deve regular ou administrar o seguinte.

• Estrutura do Corpo: para criar uma estrutura física que não impede o fluxo de energia. 

Segue regras
tais como a posição da cabeça, ombros, peito, língua, coluna, cintura e joelhos.

• Atividade Mental: para focar e concentrar na atividade de qigong, sem distrações. Hunyuan qigong tem métodos para direcionar o foco da pessoa para dentro, para aumentar a concentração e eliminar distrações.

• Respiração: o controle voluntário ou involuntário da respiração. No nível do iniciante, hunyuan qigong usa respiração natural, ou seja, respiração sem controle forçado.

A Prática de Hunyuan Qigong
É dito que “sem a energia vital (qi), a prática de taijiquan é vazio.” Isto quer dizer que os movimentos de taijiquan são apoiados pela energia vital, e sem o desenvolvimento desta energia a prática de taijiquan será somente um exercício físico sem muitos benefícios e sem muita força. Isto quer dizer que um componente de bom taiji é o desenvolvimento da energia vital do praticante. A prática de hunyuan qigong foca neste desenvolvimento. A forma de qigong hunyuan 12 é a forma mais fundamental do sistema, porém ela já envolve todos os elementos essencias de qigong. Este exercício deve ser feito sem distrações, num lugar sem barulho. O movimento do corpo nestes exercícios ajuda guiar a energia nos canais de energia do corpo e para outras áreas importantes.

Características das Formas Hunyuan Qigong 12 e 24

• Exercícios para circular a energia vital em todos os canais e pontos essenciais do corpo.

Os Conceitos Básicos de Hunyuan Qigong
Existem centenas de sistemas de qigong.Independente do sistema, qualquer sistema de qigong deve seguir alguns princípios básicos. Hunyuan qigong também segue estes princípios. A teoria básica de qigong acredita que a circulação e equilíbrio da energia vital no ser humano pode melhorar e manter a saúde dele. Impedimento ou desequilíbrio desta energia pode causar doenças.

• Foco na direção da energia vital de volta ao dantian (centro da energia) principal no final de cada exercício.

• Técnicas de auto-massagem para dissipar energia acumulado no corpo depois do exercício.

Benefícios de Hunyuan Qigong para a Prática de Taijiquan

No sistema de hunyuan qigong, acreditamos que a prática de qigong deve ter resultados mensuráveis e reais para cada nível. Uma das características de hunyuan qigong é este foco em resultados. Isto não quer dizer que os praticantes terão resultados instantâneos, ou tem pressão de atingir resultados, mas a prática correta de hunyuan qigong deve produzir resultados consistentes nos praticantes. Alguns resultados são: sensação no corpo, melhor circulação, redução de stress, saúde, resistência a doenças, resistência a golpes e projeção de energia. Os benefícios de hunyuan qigong começam com benefícios de saúde, mas quanto mais séria a prática, melhor os benefícios à saúde e para a prática de
taijiquan também. Por exemplo, a base do praticante será fortalecida pela descida da energia até a terra.

Com treinamento específico, o praticante também pode resistir golpes sem ser machucado e ter mais força para a prática de “tui shou” (empurrar mãos). Nos níveis avançados, o praticante até pode “transmitir” a energia dos golpes dele como se fosse uma “bala” de energia.

Conclusão
A prática de hunyuan qigong pode ser feita por qualquer um, independente da idade do praticante. Além disso, o sistema promete e entrega resultados comprovados de saúde e até de força interna para os praticantes mais avançados. Melhor ainda, os praticantes não precisam saber ou entender profundamente a ciência atrás da prática para ganhar resultados positivos. Eles simplesmente precisam praticar.




O Autor
Shifu John Vanko

Fonte:RevistaTaiChi Brasil




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!