segunda-feira, 7 de março de 2016

(婦女節快樂)! Feliz Dia Internacional da Mulher!



Qiu Jin
Viveu entre 1875 a 1907. Foi a primeira feminista chinesa, revolucionária e soldado. Ativista radical dos direitos da mulher, desafiou a tradição ao se tornar líder de um exército revolucionário, lutou contra práticas opressivas, como o encurtamento dos pés ou ‘pés de lotus’ (que você pode conferir aqui: http://chinanaminhavida.com/2012/03/15/pes-de-lotus/) e exigiu a igualdade de oportunidades para as mulheres. Ela tentou um levante armado contra a corrupta Dinastia Qing , pelo qual foi presa e executada. Por isso tornou-se a primeira mártir do sexo feminino para a China e é celebrada como uma heroína nacional.
Apesar de ser conhecida na China, quase ninguém sabe da sua história no ocidente e dois cineastas de San Francisco, chineses americanos, Rae Chang e Adam Tow produziram o primeiro documentário sobre Qiu Jin, intitulado “Autumm Gem”, baseados em entrevistas, materiais de arquivo e reconstituições dramáticas com base em seus escritos originais.
O objetivo dos cineastas foi reconhecer o papel das mulheres na transição do país para uma nação moderna e divulgar uma figura notável, que continua a servir como uma inspiração para as mulheres chinesas hoje.

(婦女節快樂)!
Feliz Dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!