sábado, 7 de janeiro de 2017

2017(金雞) Ano do Galo Dourado


Ano Novo Chinês ou Festa da Primavera

O Ano Novo chinês é a celebração mais importante do ano para os chineses e 2017 será o ano 4715 no calendário lunar chinês. O ano novo chinês começará no dia 28 de janeiro, às 0h, e terminará dia 15 de fevereiro de 2018, às  23hs59.

2017 pertence ao elemento fogo, como no ano anterior, ambição, charme e reconhecimento ainda são características que irão nos influenciar muito. É por causa disso que novas ideias e oportunidades cruzarão o seu caminho frequentemente durante esses 12 meses. Porém, só cabe a você aproveitá-las ou não.

A celebração do Ano Novo chinês é composta por 15 dias de comemorações e cada dia é diferente e tem uma importância especial. É um tempo de gratidão e união familiar e é um momento de se despedir do velho, agradecer aos ancestrais e aos deuses pelas bênçãos recebidas e pedir proteção.

Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só são retiradas após os 15 dias do ano-novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos, azar e más energias.

Toda a atenção da família era centrada na celebração. Durante este tempo, os negócios quase paravam. A casa e a família eram os principais focos. A casa era cuidadosamente limpa para se livrar de tudo que pudesse ser associado com o ano velho. Limpeza também significava apaziguar os deuses que desceriam do céu para fazer as inspeções.  Alimentos eram oferecidos aos deuses e ancestrais. Adicionalmente aos envelopes vermelhos, os quais são geralmente dados pelos mais velhos aos mais novos, pequenos presentes (comida ou doces) são também trocados entre amigos e parentes (de diferentes famílias) durante o ano-novo chinês. Os presentes usualmente são trazidos quando há a visitação a amigos e parentes. Os presentes podem ser frutas (tipicamente laranjas, e nunca peras), bolos, biscoitos, chocolates, balas, ou algum outro presente singelo.

A cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a predominante durante as comemorações do Ano Novo. O vermelho simboliza a transformação, o movimento e a vida, por isso, as mulheres usam um vestido novo nesta cor para atrair a sorte e o amor ao longo do ano. Além do vermelho, o amarelo, o roxo e o dourado também são consideradas cores auspiciosas, pois segundo os chineses, atraem a riqueza e a prosperidade.


Superstições de Ano Novo:
Na noite de Ano Novo todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair. A casa deve ser limpa antes do Dia de Ano Novo. As dívidas devem estar pagas até esta data, para afastar o mau Feng Shui das finanças. A primeira pessoa que se encontra e as primeiras palavras ouvidas considera-se serem importantes para determinar a sorte que se irá ter ao longo do ano. Ouvir e ver pássaros vermelhos são considerados um bom presságio.

Nas ruas é costume ver outras celebrações muito importantes como a Dança do Dragão e a Dança do Leão. A Dança do Dragão é uma das atrações mais aguardadas. Os chineses acreditam que a coreografia realizada com a ajuda de aproximadamente 20 pessoas, ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação.  A Dança do Leão tem o objetivo de atrair prosperidade e sorte durante todo o ano


Taichirajá  Deseja a todos
(賀新年!)
Feliz Ano Novo Chinês!






   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!