quinta-feira, 2 de maio de 2019

Aniversário de 60 anos na China

Normalmente os chineses calculam os aniversários pelo calendário lunar  – Li Yin陰曆. Acho que por conta disso, eles não comemoram a data anualmente, não é dada muita importância para essa celebração pessoal. Agora, os mais  velhos e as crianças recebem uma atenção especial, porque na cultura chinesa, os idosos são muito respeitados, e as crianças são de responsabilidade da família para preservar a linhagem com as gerações futuras

Sobre a celebração para as crianças, você pode conferir nesse artigo sobre os ‘100 dias’.


caractere da longevidade - shou.

Os aniversários são categorizados em dois grupos:
Integral: são os aniversários em que a idade contém o dígito 9, que são chamadas de ‘grande festa’, ou Da Qing – 大慶, e os com o digíto 0, que são chamados de ‘celebração formal’ –  Zheng Qing –  正 慶.
Dispersos: Aniversários em que a idade contém os dígitos de 1 a 8, e que não são celebrados com tanto entusiasmo. Se bem que com as mudanças no comportamento da sociedade chinesa, talvez essas celebrações comecem a ser mais frequentes.
Mas dentre essas datas ‘integrais’, a mais celebrada é o aniversário de 60 anos, chamado ‘ Liùshí dàshòu’ – 六十大寿.
É uma idade para se orgulhar.
Completar 60 anos é considerado como um marco importante na vida e, portanto, é uma grande celebração. Baseado no zodíaco chinês essa idade é o fechamento de um ciclo completo: passou pelos 12 animais por 5 vezes, ou seja, pelos 5 elementos que cada signo possui – metal, madeira, água, fogo e terra. Numa equação simples 12 (animais) x 5 (elementos) = 60 anos.
Quando se chega a 60, a pessoa ‘deverá’ ter uma grande família cheia de crianças e netos – lembrem- se que eles tem filhos muito cedo, e geralmente são avós por volta dos 45 anos.
Geralmente a festa é organizada pelos filhos que celebram o aniversário de seus pais para mostrar seu respeito e gratidão. A devoção filial, o respeito pelos pais, pelos mais velhos, ainda é algo muito latente na sociedade chinesa (e tomara que não mude…).
De acordo com o costume tradicional, são oferecidos alimentos com uma conotação auspiciosa, que dê sorte, saúde, prosperidade e longevidade.
No dia do aniversário é servido ao aniversariante um prato de ‘macarrão da longa vida’, que nada mais é do que um macarrão imenso, mais ou menos 1,5m de comprimento, que a pessoa tem que comer de uma vez sem quebrar a massa. Quanto maior a quantidade de macarrão que se consegue ingerir de uma vez, mais longa será sua vida. Posso dizer que é ‘tenso’ comer o macarrão sem quebrar, com todo mundo te olhando… já passei por essa experiência, em Chang Chun, claro!
Os ovos também estão entre as melhores opções de alimentos consumidos nesta ocasião, e muitas vezes vem junto com o tal macarrão.
Outra comida tradicional são os pêssegos (que não são realmente pêssegos, mas dumplings em forma de um pêssego com recheio doce), que como o macarrão, são sinais de vida longa.
Entre os presentes para essa data estão: ovos, macarrão longos, pêssegos artificiais ou não, vinho e dinheiro colocado no tradicional envelope vermelho – hong bao 红包.
E resolvi escrever esse post, pois aqui em casa estamos celebrando os 60 anos do meu marido. Aí fui pesquisar como era celebrado na tradição chinesa, afinal de alguma forma teríamos que brindar essa ocasião.
Mas sinceramente, as informações que colhi, serviram para fazer esse artigo, porque optamos pela nossa comemoração tradicional – comes e bebes e um bolo, com um animado ‘parabéns a você’, no final.  =P
Mas como estamos na China:
生日快乐
Shēngrì kuàilè – Feliz aniversário, para o Mário!
Zái Jián!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!