quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

(2020 鼠年) 2020 Ano do Rato




O Ano Novo Chinês ou o ‘Festival da Primavera’ é a festa mais importante do calendário chinês, seria o equivalente ao nosso Natal. Também é conhecido como o Ano Novo Lunar Chinês porque a sua data é determinada pelo calendário lunar e, geralmente, comemora-se no final de janeiro ou de fevereiro, já que varia a cada ano. A celebração do Ano Novo Chinês dura 15 dias, durante os quais são seguidos inúmeros rituais e tradições. Este ano será o ano de 4718.

2020 o início do ano ocorre em 25 de janeiro, quando começa o Ano do Rato, cujo término acontece em 11 de fevereiro de 2021.

Pelo fato de o rato é ser o primeiro dos 12 animais que compõem o calendário chinês, esse representa o ano dos começos. Por isso, os astrólogos acreditam que para quem está planejando se casar iniciar um projeto ou investir em algo, esse é um bom momento. O rato, na cultura chinesa, é considerado o portador da prosperidade.

2020: ano do Rato
O rato é o primeiro animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2019 encerrou um ciclo representado pelo porco, e em 2020 um novo ciclo se inicia, com o rato.
Em 2020, o ano será do signo de rato com o elemento metal. Desta maneira, segundo as tradições chinesas, espera-se a chegada de novas oportunidades, concretização de objetivos e crescimento profissional.

Tradições
Assim como em todo tipo de festividade há tradições no Ano Novo Chinês. A cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a predominante durante as comemorações do Ano Novo. Além disso, significa transformação, é comum também que as mulheres comprem vestidos novos dessa cor para atrair sorte e amor durante o ano que está começando. Outras cores como roxo e dourado também são utilizadas por atrair boas vibrações, riqueza e prosperidade.
Durante os 15 dias de comemoração, as pessoas acendem lanternas vermelhas e penduram-nas diante da porta principal com o propósito de afastar o azar e vibrações negativas. Na véspera do Ano Novo, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.

No primeiro dia do ano é comum as crianças e os solteiros da casa serem presenteados pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com um envelope vermelho com dinheiro. O ato de entregar o envelope vermelho (hong bao) representa a generosidade e o desejo de boa sorte.


Taichirajá Deseja a todos
Feliz Ano Novo!
Xīnnián kuàilè!
(賀新年!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!