quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Menopausa: alimentos e exercícios que amenizam os sintomas


Tai chi chuan diminui os sintomas físicos e mentais provocados pela TPM e Menopausa


Climatério ou perimenopausa: O climatério é o período que antecede a menopausa, é o nome que se da a última menstruação espontânea da mulher. É apenas um estágio na vida da mulher, mas ela fica mais vulnerável ao aparecimento e agravamento de várias doenças.

A redução de hormônios muitas vezes pode gerar sintomas como ondas de calor, suor, insônia, ansiedade, depressão, entre outros.

Menopausa: Cessação permanente da menstruação, resultado da perda da atividade folicular ovariana. Esta condição se estabelece uma vez que hajam transcorrido 12 meses consecutivos de amenorréia (ausência de menstruação), não devida a fatores como gravidez ou amamentação. (fonte: OMS - Série de Informes Técnicos 866)

Mulheres: O Brasil tem 86 milhões de mulheres.
Mulheres acima de 45 anos somam aproximadamente 19 milhões.
Nas brasileiras a menopausa ocorre em média aos 51 anos.

Fonte: http://www.medos.com.br/menopausa/

Quando os hormônios sexuais passam a ser produzidos em menor quantidade, afloram medos e inseguranças.

Após a menopausa ocorre diminuição fisiológica da energia dos rins que é responsável pelo crescimento, desenvolvimento, dinamismo e sexualidade.

Há diminuição da força do cabelo, enfraquecimento ósseo e auditivo. Com a diminuição dos estrogênios diminui o tônus muscular.

Para amenizar esta queda energética, estão indicados alimentos que tonifiquem a energia vital, ricos em vitaminas, cálcio e outros minerais que minimizam ou retardam o envelhecimento e a osteoporose. Devem-se priorizar alimentos frescos, em suas formas de brotos.

ALIMENTOS INDICADOS

Brotos de feijão, alfafa e bambu, cogumelos, shitake, bardana, castanhas, nozes, gergelim, germe de trigo, queijo fresco, pêssego, framboesa, amora, morango, nêspera, laranja, lima-da-pérsia, cereja, uva, figo, uva-passa, pêra, suco de pêra ou de abacaxi com hortelã, galinha, camarão, ostra, salmão, atum fresco, bacalhau fresco, sardinha, peru, trigo integral, arroz integral, arroz selvagem, milho, aveia, centeio, tofu, missô, azeite extra-virgem, azeitonas, algas marinhas, semente de girassol, semente de abóbora, iogurte, coalhada, inhame, aipim, cenoura, batata-baroa, damasco, chá de marapuama, chá de cavalinha.

ALIMENTOS A EVITAR OU LIMITAR

Açúcar, doces, gorduras animais, frituras, maionese, cremes, café, mate, chá-preto, refrigerantes tipo cola, guaraná em pó.

A ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros devem ser evitados.

CONSELHOS ÚTEIS

· Praticar uma atividade física diária. Uma pequena caminhada, dança, yoga, tai-chi-chuan, ginástica leve ou anti-ginástica. Mexer-se todos os dias para não deixar a energia estagnar. Não praticar corrida e nem ginástica de alto impacto dos pés no chão, para evitar o impacto da gravidade e queda das linhas do rosto e envelhecimento precoce.

· Trabalhe se possível com algo que lhe dê prazer e possibilidade realizadora.

· O sol deve ser diário, 20 a 30 minutos, todas as manhãs. Sol é vida, energia Yang, fogo. Evite apenas a longa exposição e o sol do meio-dia, para impedir o surgimento de manchas, rugas e câncer de pele.

· Procure cercar-se de pessoas mais jovens.

· Suplementação nutricional como L arginina, L ornitina, L lisina, L glicina, L cistina ajudam no tônus muscular e dão força ao cabelo e às unhas.

Vitamina C, vitamina E, zinco e selênio agem como antioxidantes, evitando degenerações (visuais, auditivas) e câncer. Cálcio, magnésio e vitamina D são importantes para assegurar uma boa ingestão destes alimentos e evitar osteoporose.

Ginko Biloba, coeq 10, rutina, castanha-da-índia melhoram a memória, facilitam o retorno venoso, diminuem a sensação de peso nas pernas e previnem varizes.

Extrato de algas marinhas é rico em aminoácidos e minerais e também pode ser indicado. A suplementação nutricional deve ser feita sob orientação médica.

· Namorar estimula a vida e a fabricação de hormônios.

Dr.João Curvo

Fonte: Site Médico

Um comentário:

  1. Today, I went to the beachfront with my kids.
    I found a sea shell and gave it to my 4 year
    old daughter and said "You can hear the ocean if you put this to your ear."
    She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely
    off topic but I had to tell someone!

    Here is my web blog - best muscle gainer supplement

    ResponderExcluir

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!