quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tai chi chuan para crianças


Fonte da imgem: G1


Os pequenos também podem desfrutar dos benefícios físicos e mentais que a prática da técnica chinesa proporciona.
Inspirado na natureza e nos movimentos dos animais, os chineses criaram há milhares de anos o tai chi chuan, uma técnica que consiste em uma série de exercícios lentos que relaxam o corpo e a mente, além de trazer benefícios ao físico. E não são só os adultos que podem aproveitar de tudo isso. Segundo a professora Maria Angela Soci*, crianças a partir de 6 anos de idade já conseguem acompanhar bem as aulas e aprendem a praticar.

Além de deixar os pequenos mais calmos, os movimentos do tai chi chuan ajudam a melhorar a capacidade de concentração , melhorando inclusive seu desenvolvimento e aprendizado.

No aspecto físico, colaboram para o desenvolvimento muscular, fortalecimento da musculatura , alongamento, ampliação da capacidade pulmonar, massagem dos órgãos internos. "Além disso, eles aprendem a respirar profundamente e a ter consciência do próprio corpo, concepções que ajudam a evitar problemas futuros", completa a especialista.

Mas existem algumas diferenças entre o aprendizado para gente grande e pequena, a começar pela duração da aula. As crianças praticam durante uma hora, enquanto os adultos, de uma hora e meia a duas horas, dependendo da escola.

O ritmo dos movimentos também fica um pouco mais acelerado para os baixinhos. "Eles são muito inquietos e agitados, por isso os exercícios requerem algumas adaptações", explica Maria Angela.

Para fisgar o interesse da criançada os professores utilizam recursos lúdicos , como o desenho, a pintura, os jogos e as brincadeiras. "Muitas vezes, depois de se fazer um movimento, pede-se a elas que coloquem no papel como o visualizaram. Com base nas imagens o professor conta a história do animal, planta ou processo da natureza que originou aquele movimento", diz a professora.

Quando existe a possibilidade da aula ser em local arborizado , é possível também fazer o exercício "abraçar a árvore", usando uma de verdade.

Embora o tai chi chuan seja muito indicado para "acalmar" crianças muito agitadas, as mais sossegadas se adaptam rapidamente. "Os grupos são sempre diversificados e, mesmo as mais espoletas, conseguem alcançar o relaxamento. No final da aula estão todos super tranquilas".

Vale a pena sugerir a idéia ao seu filhote. Afinal, nada melhor que poder unir a prática de uma atividade física ao prazer de manter a mente quieta e o coração tranquilo.

*Maria Angela Soci, presidente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e professora da técnica.

Fonte: Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!