segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Salada de soja ao molho oriental

Essa é uma receitinha leve e muito saudável, é uma ótima pedida para esses dias de calor que anda fazendo Rio de Janeiro. Para agradar a todo nosso público e também mesclar bem nosso conteúdo vou colocar aqui em nossa página receitinhas saudáveis e também receitinhas de comidas orientais. Espero que goste de mais está opção. Um grande abraço! E não saia sem comentar. essa aqui está sem a foto porque quando fiz tirei a foto, mas não ficou boa. 

 

Ps.: Prometo que as outras receitas terão fotos.

 

Ingredientes:
2 xícaras de chá de soja em grão.

Folhas verdes de sua preferência
2 xícaras de chá de cenoura ralada ( no ralo grosso)
2 xícaras de chá de beterraba ralada (no ralo grosso)

 
Ingredientes do molho:
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja.

Suco de 2 laranjas.

1 colher de café de raspas de casca de laranja.

1 colher de café de mel.

Sal a gosto.

 
Preparo:
Ponha os grãos de soja de molho em água fria de um dia para o outro. Retire as cascas e despreze a água. Transfira para um panela de pressão, cubra com água fria e cozinhe por 15 minutos depois que pegar a pressão.Monte a salada tendo como base as folhas verdes.

Obs : Já existe a soja descascada, é igual a ervilha.

É Bom Saber

A soja é excelente fonte de proteínas, fibras, minerais e ácidos graxos, a soja é considerada a mãe dos alimentos funcionais, pois é a mais antiga e uma das mais completas leguminosas. Os alimentos funcionais são aqueles capazes de trazer benefícios em longo prazo à saúde humana. “As pessoas que baseiam a alimentação em alimentos funcionais, como a soja, fibras, probióticos e flavonóides, terão menos chances de desenvolver doenças no futuro”, explica o nutrólogo, professor e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho.O grão de soja é composto por 36% de proteína, 15% de fibras, 15% de mono e oligosacarídeos, 18% de óleos e o restante de outros nutrientes. A proteína da soja é excelente, pois fornece os aminoácidos essenciais à saúde humana. Por isso, a soja é considerada um alimento tão rico como o de origem animal, como a ovos e carnes. “Outra vantagem da soja é sua versatilidade, capaz de enriquecer a dieta dos brasileiros com inúmeras preparações e ingredientes”, explica o nutrólogo da Abran e pós-graduado pela Unicamp, Edson Credidio.

Vários estudos científicos e epidemiológicos comprovam a ação da soja na prevenção de doenças crônicas, como problemas no coração, alguns tipos de câncer, sintomas da menopausa, entre outros.

Coração
Um das principais propriedades da soja é ajudar no controle do colesterol. O consumo de soja faz com que os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, diminua. Além disso, estudos mostram que a soja propicia um pequeno aumento dos níveis de HDL, conhecido como bom colesterol.O próprio FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano regulador de drogas e alimentos, reconheceu o poder da soja no controle de problemas cardiovasculares. Desde 1999, o órgão autorizou o uso de uma Alegação de Saúde, uma espécie de indicação, nos rótulos de alimentos que contém 25 gramas de proteína de soja, associando o consumo do nutriente à redução de doenças cardíacas.

 
Câncer
Outro benefício proporcionado pela soja é a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon. A baixa incidência de câncer de próstata e de mama entre as populações orientais é atribuída ao alto consumo de soja nesses países. De acordo com a American Cancer Society (Sociedade Americana de Cancerologia), uma a cada oito mulheres norte-americanas sofre de câncer de mama e um a cada cinco homens norte-americanos apresenta câncer de próstata. Em países asiáticos, a taxa destes tipos de câncer é de cinco a oito vezes mais baixa.

 
Menopausa
As mulheres, além de se prevenirem contra o câncer, têm mais motivos para consumir a soja com freqüência. As isoflavonas, presentes nas proteínas da soja, ajudam a preservar a massa óssea, prevenindo a osteoporose, e reduzindo os sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor.As isoflavonas são substâncias fitoestrogênicas, pois apresentam semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos. Elas agem ligando-se aos receptores de estrógeno e promovem ações semelhantes ao hormônio sintetizado pelo próprio organismo. Dessa maneira, a isoflavona pode ser usada durante a menopausa, como uma terapia alternativa à reposição hormonal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!