sexta-feira, 22 de julho de 2011

10 Motivos para praticar Tai Chi



A ciência confirma como o Tai Chi Chuan pode melhorar a saúde do corpo e da mente

O Tai Chi Chuan nasceu na China e era pratica por mestres que respeitavam as leis da natureza, o corpo humano e a arte marcial, além de ser utilizada como ferramenta para a formação do caráter humano. Ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, explica que os valores defendidos pelos mestres são baseados nas  filosofias do taoísmo, confucionismo e budismo, e que por essa razão os benefícios são observados tanto no físico quanto no equilíbrio emocional. 

"O Tai Chi fortalece a estrutura corporal, músculo, circulação sanguínea, respiração, desenvolve o alongamento geral do corpo, fortace as articulações e, como o aprendizado é suave, estabiliza as emoções por meio da respiração profunda e  atentenção constante dos própios movimentos". Resume Ângela.


 Melhora o sistema imunológico
A revista científica norte-americana Diabetes Care publicou um estudo que revelou que praticar Tai Chi pode aumentar a função do sistema imunológico e melhora o controle dos níveis de açúcar no sange de pessoas com diabetes tipo 2.

 Estimula a memória e a autopercepção
Um estudo realizado no Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP), comprovou a ação da prática do Tai Chi sobre a memória. A pesquisa, que foi coordenada por Ângela Soci em conjunto com uma equipe do departamento de gerontologia do HC, demonstrou, após três meses, uma melhora significativa na concentração e memória dos 20 voluntários participantes. Todos os voluntários tinham mais de 65 anos.

É bom em qualquer idade
O Departamento de Medicina Física e Reabilitação da Universidade Nacional de Taiwan realizou diversas pesquisas que demonstraram que após o treinamento de 12 meses de Tai Chi em pessoas idosas houve estímulo do consumo de oxigênio e melhora na flexibilidade da coluna lombar e muscular das pernas. 
além disso, durante o período observado, a prática reduziu tensões, depressão, ansiedade e distúrbios de humor.
É bom para o coração
Uma pesquisa realizada por cardiologistas da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, sugere que uma sessão de Tai Chi beneficia o coração tão bem quanto uma caminhada, pois os movimentos lentos baixam a pressão arterial ao nível adequado para a saúde cardíaca.
Acaba com a fadíga, dores e rigidez muscular
Professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, verificaram que os exercícios reduzem a fadíga e dores de artrite. Além disso, fortalece os músculos, proporcionando menos dores nos ossos e garantindo mais disposição física.

Reduz a pressão alta
Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine apontou diminuição na ansiedade e redução da pressão arterial em pessoas com hipertensão. Além disso, houve uma queda nos índices de colesterol ruim e aumento dos níveis do colesterol bom.

Para evitar tombos
A Universidade Cornel, nos Estados Unidos, verificou que a prática do Tai Chi fortalece a estrutura do corpo e aumenta a flexibilidade. Isso favorece o equilíbrio, pois os movimentos precisam ser memorizados e mente e físico se alinham durante os exercícios. Os benefícios são sentidos durante a rotina diária, e o corpo agradece.

Você ganha foco
A pessoa que pratica o Tai Chi deve estar atenta às consequências de movimentos e isso provoca um estado de relaxamento e de forte concentração para memorizar passo a passo as diferentes formas da arte. O mesmo estudo realizado por Hospital das Clínicas, USP e Ângela Soci, confirmou o benefício, ressaltando que os exercícios estimulam a concentração por meio da memorização e controle da respiração e coordenação motora.

Melhora o sistema respiratório
Um estudo realizado por uma parceria entre o Instituto de Pesquisa de Medicina Tradicional Chinesa da Faculdade de Tainjin, e o Hospital de 
cirurgia de Torax de Tianjin, observou pacientes que sofriam de bronquite crônica, de asma e de enfisema pulmonar. Um grupo praticou Tai Chi Chuan e Chi Kung e o outro grupo foi tratado apenas com remédios. o grupo que praticou a luta teve uma melhora mais rápida em relação ao outro grupo.

Ajuda a acabar com a insônia
O departamento de Chi Kung do hospital de Ningbo de Medicina Tradicional Chinesa, na China, estudou pacientes que sofriam de insônia e que se trataram com a prática de meditação de Tai Chi Chuan. Após algumas semanas de tratamento, o sono de grande parte dos pacientes melhorou passando a 7 horas por dia. Isso evitou o uso de remédios tranquilizantes.

Fonte:Revista Equilíbrio



by Taichirajá I

2 comentários:

  1. Pra mim não falta motivos para praticar Taichi.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa os exclarecimentos e sugestões. Tai chi chuan não é só uma arte ou um exercício. É sim uma forma poética e graciosa de ver e viver a vida neste mundo tão tribulado e sem tempo de observar o que se esta dentro e a redor de nós mesmos.

    ResponderExcluir

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!