quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tao Yin




"Taoísta “reunindo a Luz”

Tao Yin (pinyin: dǎoyǐn) é um têrmo chinês associado às práticas de meditação
de origem Taoísta desenvolvida na China. Este tipo de meditação também é
conhecido como Sentar na Calma. O conceito de Wu Wei, não-ação, é um dos
princípios básicos para a realização no Tao Yin.

Segundo a cosmologia tradicional chinesa, o vazio original dá origem ao Tai  Chi, que se diferencia em Yin Yang, que dão origem à relação dos cinco elementos, que geram as dez mil coisas (dez mil têm para os chineses o sentido de infinidade). O processo da meditação Tao Yin se dá no sentido contrário, das dez mil coisas retornar à relação dos cinco elementos, recuperando o equilíbrio de Yin Yang retornar ao Tai Chi, daí voltando a se integrar ao vazio original, à origemda existência.
 
A base para a realizaçãodeste processo é o contato constante e natural (seguindo os princípios do Wu Wei) do praticante com seu Dantian, campo de cultivo de sua energia vital. Práticas como o Chi Kung, Zhan Zhuang e o Tai Chi Chuan podem auxiliar o praticante a exercitar este contato e compreender como mantêloem seu cotidiano.

Segundo a transmissão do Mestre Liu Pai Lin, o treinamento da serenidade dá acesso à possibilidade de
renovação da energia vital Taoísta “reunindo a Luz” através das práticas taoístas. No artigo “O Portal da Quietude” o Mestre Wu Jyh Cherng explica que “É exatamente através do processo de repouso que se retorna à raiz.” (publicado no Jornal Tao do Taoísmo n.17, link nas “páginas externas”).Conforme o artigo “Meditação e quietude”, publicado no mesmo jornal editado pela Sociedade Taoísta do Brasil: “O primeiro efeito da meditação é a extinção da percepção do corpo físico, em seguida penetra-se num estágio em que tudo é energia, e nossa consciência torna-se o próprio campo energético, e por últimoatingimos o estado de extrema quietude que está por trás da energia…”.

Fonte:Revista Brasil nº 5 -Maio-Junho 2010.pdf
 
by Taichirajá I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!