domingo, 9 de setembro de 2012

傳統13式 Tradicional forma 13 ( Taiwan )


São conhecidas como As Oito Portas e os Cinco Passos, em chinês são denominadas: Peng, Lu, Ji, An, Cai, Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding. As Oito Portas (B¨¡ mén) se associam às oito direções representadas pelos oito trigramas do Pa Kua (py b¨¡ guà , elementos básicos na constituição do I Ching (py Yijing )


13 Posturas é a Soma 8 Energias  + 5 Passos:


8 Energias : Afastar, Pressionar, Empurrar, Puxar, Golpe com o Cotovelo, Bater no Ombro, e Dividir,Separar.
5 Etapas, Passos: Frente, Para Trás, Olhar Para A Esquerda, Olhar À Direita, e Centro.
  
 Os cinco passos podem ser relacionados aos Cinco Elementos cósmicos que fundamentam a medicina tradicional chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água

5 Elementos : Avançar, Fogo; Recuar, Água; Olhar Para a Esquerda, Madeira; Olhar Para a Direita, Metal; e Equilibrio Central, Terra

Equilibrio Central: as técnicas de Avançar e Recuar. Em cima, o Céu, Yang: técnicas Para o Alto e Para Baixo; Embaixo,  a Terra, Yin, técnica dos Pés Enrraizados  na Postura Central. 

Treze Posturas deriva da Natureza. Conectadas, encadeadas em uma Série de Fluidez contínua.Uma Unidade Mente, Corpo, Espirito,  e  o Chi como a Raíz. Céu, Terra e  Ser Humano, os Três, uma Unidade. O Corpo Humano é uma réplica em miniatura do Universo, a Sabedoria do Céu e a Sabedoria da Terra,no Espirito  a Luz,  e os Sentidos pela qual se exercita a Expansão do Espirito, Habilidades Intuitivas de visão do universo da ação. O Entendimento da Energia no Mundo dos Fenômenos onde se Expressam.






   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!