quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mestre Yang Jun fala da História do Tai Chi Chuan da Família Yang

Palestra realizada em setembro de 2012, no Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center de Redmond, E.U.A.

Estou aqui primeiramente para apresentar a vocês um pouco da história do Tai Chi Chuan da Família Yang.
Não sei quantos de vocês praticam Tai Chi Chuan ou conhecem sua história; hoje darei apenas uma pequena introdução sobre o que é o Tai Chi Chuan. O Tai Chi é uma arte baseada na filosofia, e na China chamamos de Arte Marcial filosófica, relacionada à filosofia do Yin e Yang, que acredito que muitos de vocês já ouviram falar. Esta arte, ou forma de exercício, relaciona-se e é guiada por esta filosofia.

Falando sobre o passado, nós não sabemos quando ou em que região surgiu o Tai Chi, devido às diferentes versões da história. Hoje em dia temos meios como a fotografia, coisas que servem para guardarmos informações, mas tudo que sabemos vem de histórias, que ao passar dos anos ganharam muitas versões, e não sabemos qual é a mais próxima da verdadeira. Seria bom que algumas pessoas pudessem pesquisar melhor. Não sou historiador então não posso dizer quem é o verdadeiro fundador do Tai Chi Chuan. Hoje em dia nós temos cinco estilos tradicionais de Tai Chi Chuan, de cinco famílias. Na verdade, existem mais, porém falamos dos cinco principais, existindo também o estilo moderno, que foi criado pelo governo chinês principalmente para apresentações em competição. Também foi criada uma Forma Simples de cinco movimentos, que é mais fácil para as pessoas aprenderem. Vamos voltar a falar sobre as cinco famílias representantes das formas tradicionais. Geralmente uma família é relacionada à outra, quer dizer, uma pessoa aprende a forma com aquela família e com o passar do tempo a modifica, criando seu próprio estilo.

O fundador do estilo Yang é Yang Luchan, que viveu há 200 anos atrás. Ele é, tenho que dizer, a pessoa que mais contribuiu com o Tai Chi Chuan atual. Antigamente, a maioria das pessoas não sabia o que era o Tai Chi, nem sequer sabia da sua existência. Ele foi o primeiro que aprendeu na vila chinesa de Chenjiagou, depois retornou à sua cidade natal, que é a minha também – província de Hebei (condado de Yongnian). Ele viajou três vezes à província de Henan e passou 18 anos, para depois retornar a Hebei. Na época ele tinha um bom amigo chamado Wu Yuxiang, que depois seria o fundador de outro estilo. Este amigo era oficial do governo, e acabou levando Yang Luchan a Beijing. Chegando lá, ele não começou ensinando o Tai Chi, mas ensinava os Clássicos Chineses a pessoas da elite. Ele apresentou Yang Luchan à Família Real e ele começou a ensiná-los. As pessoas começaram a conhecer o Tai Chi Chuan quando Yang Luchan foi a uma competição e ninguém o acompanhou; muitas pessoas de diversos estilos e tipos de artes marciais o desafiaram, mas ninguém o derrotou. Então souberam da existência do Tai Chi. Seu método baseava-se na filosofia do Yin e Yang e a estratégia desta arte é ir do suave para controlar o duro. Ninguém havia começado a seguir este direcionamento antes nas artes marciais. As pessoas viram que havia algo de novo nas técnicas que usava. E além de ensinar a Família Real, tornou-se treinador dos guardas do imperador da Cidade Proibida.

A família Yang ficou em Beijing por três gerações. As mudanças feitas no estilo não foram rápidas, mas evoluíram ao passar das gerações, modificando-se para se adequarem às necessidades das pessoas. Haviam três formas diferentes: na época de Yang Luchan era a Forma Antiga (Forma Velha), na segunda geração passou a ser a Forma Média, e na época de Yang Chengfu veio a ser a Forma Longa. Hoje a forma tem movimentos grandes, amplos, contínuos e simples, que nos trazem bem-estar, estas são as características do estilo Yang. O desenvolvimento do estilo Yang também mudou a partir da terceira geração (Yang Chengfu). No tempo de Yang Luchan e Yang Jianhou, eles ficaram em Beijing e não se mudavam, então as pessoas os encontravam para estudar. Já Yang Chengfu mudou-se várias vezes, indo do norte da China para o sul, e a cada lugar que chegava, ficava durante alguns anos. Ele ensinava alguns estudantes, que permaneciam naquele local, enquanto ele se dirigia para outra cidade importante. Ele foi de Beijing para Nanjing, Xangai, Guangzhou, e mais ao sul para Guangxi e outras cidades, sempre deixando alunos nos lugares aonde passava.

Yang Chengfu foi o responsável por disseminar o conhecimento do Tai Chi Chuan pela China. Hoje em dia o Estilo Yang ainda é um dos estilos mais populares, comparados aos outros estilos. Existem cinco estilos e dois são mais conhecidos – Estilo Yang e Estilo Chen, os outros três são muito bons como artes marciais, porém não são muito conhecidos/praticados. Acredito que uma das razões é que suas tradições/histórias são mais recentes e a outra é que não costumam viajar muito para ensinar e poucos de seus estudantes divulgam suas artes. Estas são as principais razões de não serem tão populares como os Estilos Yang e Chen. Meu avô Yang Zhenduo começou a fazer mudanças. Seu pai (Yang Chengfu) ensinava somente na China, mas Yang Zhenduo aproveitou o bom momento do país, que passou a abrir suas portas, e começou a ensinar fora da China, para muitos países do ocidente. Eu me mudei para cá (E.U.A), mas ele muito provavelmente não virá para cá. Devo dizer que muitas pessoas pelo mundo praticam o estilo Yang de Tai Chi Chuan, e uma das razões é o fato de meu avô ter ensinado muitas delas, e a outra é que plantou muitas sementes do Tai Chi. Ele diz que o Tai Chi Chuan hoje não é somente uma arte marcial, mas também é uma arte tradicional, uma parte da cultura chinesa, uma filosofia.

Um dos motivos que fazem as pessoas gostarem do Tai Chi Chuan é que traz muitos benefícios para a saúde de quem o pratica, e ele costuma dizer que o Tai Chi ajuda a fazermos amizades. Tive a oportunidade de me mudar para cá e sair da China para ensinar, e uma das razões é que o Tai Chi Chuan permitiu construir esta ponte de ligação e ensinar em diferentes países. Qual o futuro do Tai Chi Chuan Estilo Yang? Acredito que mais pessoas virão a conhecer o Tai Chi, e desejamos ensinar estes exercícios para a sociedade moderna, como uma maneira de beneficiar não somente o corpo, mas a mente, pois o Tai Chi Chuan é um exercício que ajuda a nos centrarmos e encontrarmos o equilíbrio, e quando as pessoas entenderem e o conhecerem, vão gostar de praticá-lo. Acho que continuará a se espalhar.

Atualmente cuido de uma organização chamada Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang, que tem membros em 20 países. Existem hoje mais de 100 Instrutores afiliados à Associação que ensinam o Tai Chi Chuan toda semana. Fiz alguns cálculos para saber quantas pessoas estão aprendendo com eles – seja qual for a localidade ou centro/escola, estes instrutores ensinam o Tai Chi Chuan a 10.000 pessoas toda semana. Esta é uma das razões que me faz acreditar que o Tai Chi Chuan da Família Yang continuará a ser divulgado e praticado, bem como os outros estilos tradicionais. Costumamos dizer que todas as artes marciais são uma só família.
O Tai Chi Chuan, seja qual for o estilo, é uma família, e estamos trabalhando juntos para divulgar as artes tradicionais. Esta é uma pequena história do Tai Chi Chuan da Família Yang.



   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!