quarta-feira, 30 de outubro de 2013

AS TRÊS ALTURAS DO TAI CHI



Altura mediana

E a altura que escolhemos no princípio, quando começamos a forma com o movimento inicial (Qi Shi), os joelhos são ligeiramente flexionados, e esta é a altura que mantemos durante toda a sequência; só abaixamos mais em alguns movimentos específicos para recuperar a altura até o fechamento do exercício.

Em flexão de pernas proporciona uma grande força e enraizamento, gerando um bombeio de energia para todo o organismo. Diz-se que realizar uma forma Tao Lu) de Tai Chi durante 15 ou 20 minutos equivale a uma caminhada de uma hora ou mais. Isto se deve à postura encaixada e ao rítimo lento e contínuo do Tai Chi.



Altura elevada

Esta postura um pouco mais alta que a anterior é utilizada especialmente por pessoas de idade avançada e com problemas de saúde. Depois de uma doença, é benéfica para recuperar progressivamente a energia e a saúde.




Altura baixa

Esta é a postura mais marcial, flexionando bem as pernas e dando passos mais longos e extensos.

O trabalho físico é muito maior; cada transição traz certa dificuldade pela lentidão e a postura bem baixa, o que permite ao praticante aumentar sua força e elasticidade.

Passando a primeira etapa de prática, quando já dominamos as pessoas e sentimos as pernas e o corpo fortes, aumentamos a flexão ao fazer o primeiro movimento de descida, abrindo passos mais largos.

Quanto mais trabalhamos fisicamente, maior é a concentração, no nível físico, de controle das posições e dos movimentos. Uma má colocação do joelho com uma abertura muito grande, acarretará sobrecarga com os quadris para manter as lombares esticadas. Os braços também devem tomar posições mais amplas para estimular o exercício físico em nível superior.

Combinaremos as três alturas para aprimorar a técnica, a resistência física, o desenvolvimento interno, além de jogar com três ritmos e os cinco elementos. não devemos ter pressa em fazer movimentos mais para baixo ou mais abertos. É muito importante escutarmos o nosso corpo, que nos pedirá mais ou menos e trabalharmos com um monitor que saiba conduzir nossa prática para nos motivar e fazer evoluir corretamente na técnica e na resistência.

Fonte: Do meu livro TAI CHI  PARA TODOS páginas 44 e 45


   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!