sexta-feira, 4 de outubro de 2013

No Dia Mundial do Idoso, Taichirajá mostra como é possível se divertir e se exercitar com a pratica e os exercícios do Tai chi chuan

 1 de Outubro, ontem, marcou-se o Dia Internacional do Idoso, uma data instituída em 1991 pela ONU-Organização das Nações Unidas com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Além de mobilizar as pessoas a acordarem cedo, o Tai chi chuan incentiva as pessoas a sair de suas casas para realizar essas práticas, Fora a socialização com pessoas em geral da mesma idade, estão em busca de um pouco de tranquilidade e paz.

Além desses benefícios psicológicos, há alguns trabalhos na literatura científica mostrando que o tai chi é um dos exercícios que pode prevenir quedas em idosos, fortalecendo a musculatura e reforçando a percepção dos movimentos e o equilíbrio físico. 

O tai chi chuan é um execício que pode ser realizado por pessoas idosas e com algumas doenças  crônicas. Ele é composto por uma série de exercícios graciosos interligados entre si de maneira sequencial de modo que o peso se concentra hora em uma perna e hora em outra, mantendo um centro de gravidade baixo. Ele ainda incorpora exercícios respiratórios profundos e concentração mental, durante os movimentos para conquistar harmonia entre corpo e mente. 

Devido aos benefícios motores, o tai chi traz também, uma maior confiança em realizar atividades físicas e reduz o medo de cair durante as caminhadas. O tai chi aumenta a flexibilidade, a capacidade de rotação do tronco, e a capacidade de distribuição do peso entre as pernas. A postura é mais firme do que em pessoas sedentárias de idade avançada.

Somado a isso, o tai chi chuan tem um aprendizado de baixo custo, com aulas ao ar livre oferecidos em diversos locais públicos. Apareça para sua primeira aula! Tenho certeza que você adorar!


Praça Ferreira Souto

Av. Ubirajara/rua Fernandes Gusmão (ao lado do Hospital Francisco da Silva Teles-Pam de Irajá)

Na mesa mensagens e bombons 

 Cartazes feitos por alunos da Escola Municipal Mário Paulo de Brito
 Clique na foto na ampliá-la




 Professor Sidclei de Almeida 12 anos a frente do grupo Taichirajá







 Sr. Ademar orientando a aluna na postura correta

Alunas jane de Castro e Natalia henrriquieta

 Dnª Maria dos Santos
 Sr. Geraldo
 Alunos Geraldo e Regina Celia















Parabéns ao grupo que em breve estarão comemorando seus doze anos de pratica de tai chi em Irajá. É um grupo composto de pessoas de varias idades, o que deixa o grupo ainda mais interssante. Todos que ali chegam são recebidos de braços abertos e com maior carinho. Seja você também mais um a fazer desta família.

   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!