quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CHEGOU O ANO NOVO CHINÊS "2015 ANO DA CABRA"


2015 羊年

2015 Ano da Cabra


A China celebra nesta quinta-feira (19 de fevereiro) a entrada no Ano da Cabra, com o  fogos de artifício para "afugentar os maus espíritos" e as famílias reunidas à volta da mesa cheia de comida.

Será um novo ano para a cultura chinesa. A cabra é o novo animal do zodíaco chinês e promete paz, harmonia e dinheiro. A meia-noite na china, 
Um ano que para a comunidade chinesa representa paz, harmonia e algum rendimento extra. Este período é considerado para a maioria da população chinesa como a maior festa da China, equivalente ao nosso Natal ou a nossa passagem de ano.
A Cabra possui a energia Yin,  simbolizando a Paz, Harmonia e Tranquilidade. Este signo, segundo os rituais chineses pode trazer para o ano que nasce agora o apaziguamento de guerras que existem no nosso universo. 


Para os crentes este será um ano de união, de fé e de crença de que o bem vai prevalecer sobre as forças que se recusam a obedecer a um estilo de vida pacífico. Para aqueles que confiam na bondade, felicidade, o sucesso .

Este período festivo é também para muitos trabalhadores chineses, os únicos dias em que têm folgas ou mesmo as tão desejadas e únicas férias do ano.

Escolas fechadas durante um mês e funcionários da administração e empresas estatais sem obrigação de trabalhar pelo menos durante esta semana.

A maioria dos edifícios são enfeitados com lanternas vermelhas, símbolo tradicional de festa e um pouco por toda a China surgem as tradicionais representações alusivas ao ano que entra. 

Um Ano Novo, da Cabra, que os chineses bem como todos nós gostaríamos de acreditar que possa trazer a paz e a harmonia que este planeta tanto precisa.
Para se preparar para o Ano Novo chinês, as pessoas limpam as casas, pagam o dinheiro que devem, cortam os cabelos, compram roupas novas e decoram e iluminam os locais onde vivem principalmente com a cor vermelha – símbolo de paz e de sorte. Além dos 12 animais sagrados que vão se revezando em um período de 12 anos, os cinco elementos vitais – metal, água, madeira, fogo e terra – também se revezam.

No último jantar São feitos pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti representando a prosperidade e o talharim (macarrão) que representa vida longa, muito usado em aniversários.

A refeição é feita em uma mesa circular para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família.

Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos.

as crianças e os solteiros da casa ganharem um envelope vermelho contendo dinheiro
Um outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso.

Para aqueles que confiam na bondade, felicidade e sucesso, o ano será próspero. O signo da Cabra irá gradualmente irradiar sua energia de determinação e tranquilidade para todos nós.

Aos nossos alunos  e amigos desejamos  muito sucesso saude, alegrias para o Ano Novo Chines e grandes conquistas em 2015! 



(賀新年!)
Feliz Ano Novo Chinês!


19/fev/2015




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!